segunda-feira, 20 de julho de 2009

Timbila imortalizada em cinema



A TIMBILA, o xilofone mais representativo da música e dança tradicional chope, considerada em 2006 Património Imaterial da Humanidade, volta a interessar o mundo, em particular o lusófono. O facto é que aquele instrumento musical vai ser documentado em cinema no âmbito do primeiro concurso internacional DOCTV CPLP - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Aldino Languana é o nome do jovem cineasta moçambicano escolhido para realizar o filme.
Aldino Languana, conhecido nas lides culturais como artista plástico, concorreu com o projecto “Timbila, Marrimba Chope”que lhe valeu um prémio de 50 mil euros para a produção do filme, um documentário que, de acordo com as suas palavras, vai retratar a timbila desde o processo de construção à execução, incluindo os rituais à sua volta, até à sua nomeação a património imaterial da humanidade.


Languana diz que o documentário vai procurar responder os mitos e ditos populares relacionados com o “Mwenje”, arvore onde se extrai a madeira usada no fabrico da timbila.
“Quero com este projecto mostrar a originalidade da timbila, quer em termos de sua produção, como na sua execução. Como a timbila era tocada há 400 anos”, explicou Languana afirmando que o documentário terá uma componente antropológica muito forte.

Disse que a sua preocupação reside na constatação de que a timbila está a perder a sua originalidade. “(…) uma das coisas é que está a ter uma afinação ocidental e eu quero preservar a original”.
Com efeito, desde que foi anunciado a sua selecção, dentre oito moçambicanos que submeteram projectos no concurso, Aldino Languana está envolvido na recolha de toda a informação que eventualmente possa enriquecer o documentário.

Para já pensa numa deslocação ao distrito Zavala, terra originária da timbila, para aprofundar a sua pesquisa, assim como para estudar no terreno todos os cenários que possam ajuda-lo na definição de um orçamento de produção aproximado à realidade.
Revelou que tem intenção de iniciar a produção do documentário em Outubro próximo, prevendo a conclusão em finais de Janeiro de 2010.

MOSTRAR A REALIDADE
O Programa DOCTV CPLP – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma iniciativa desenhada a nível da CPLP com objectivo de estimular o intercâmbio cultural e económico entre os povos da comunidade, através da implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e difusão televisiva de documentários realizados por cada um dos países membros.

Espera-se com o programa contribuir para a difusão da produção cultural e audiovisual dos países membros da CPLP no mercado mundial, e, em última instância, do património que constitui a língua portuguesa.
Com efeito, foi lançado em Abril passado, um concurso internacional, através do qual, e de forma simultânea, foram há dias seleccionados por Comissões Nacionais de Selecção nove projectos de documentários, um por cada país.

Este primeiro programa DOCTV CPLP prevê várias etapas, nomeadamente o lançamento do concurso, selecção e contratação de candidatos, produção, distribuição e difusão, tendo sido estabelecido um prazo de 18 meses depois do anuncio dos candidatos seleccionados para o patrocínio de 50 mil euros para cada produção.
As emissoras públicas de televisão de cada um dos países membros da CPLP promoverão a difusão televisiva da série de documentários resultante deste Programa - Série DOCTV CPLP, a partir de Junho de 2010.

Os promotores da iniciativa consideram que o programa de produção de documentários que irá mostrar “uma visão contemporânea” dos países-membros.
O programa é também visto como um contributo para a qualificação, formação e partilha de conhecimentos entre as televisões dos estados-membros, e também dos realizadores e produtores independentes.

Aprovado na reunião extraordinária dos Ministros da Educação e da Cultura da CPLP que decorreu em Lisboa, em Novembro do ano passado, o primeiro Programa DOCTV CPLP têm um orçamento de um milhão de euros, envolvendo apoio à produção, formação e a realização de um concurso internacional para a criação de documentários.

APRESENTADOS 129 PROJECTOS
Foram inscritos no DOCTV CPLP - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa 129 projectos, dos quais apenas nove foram escolhidos para serem produzidos nove filmes nos nove países integrantes do programa.

Segundo a organização, foram inscritos 71 projectos no Brasil, oito em Cabo Verde, seis em Guiné-bissau, oito em Moçambique, 23 em Portugal, oito em Macau, quatro em São Tomé e Príncipe, e um em Timor-Leste.
Os realizadores e produtores seleccionados participarão de uma formação em Maputo, entre 4 a 10 de Setembro próximo, na qual serão capacitados em matérias como “Desenvolvimento de Projectos” e “Desenho Criativo de Produção”.

PRIMEIROS VENCEDORES
Alguns dos países, com excepção de Angola já anunciaram os vencedores:
Brasil - "Além Mar - Da Prisão ao Mundo", de Matias Mariani - Primo Filmes;
Cabo Verde - "Egénio Tavares - O Coração do Poeta", de Júlio Silvão Tavares - Silvão, Produção de Filmes;

Guiné-Bissau - "O Rio Cachéu", de Domingos Sanca - Telecine Bissau, Lda;
Moçambique – “Timbila, Marrimba Chope”, de Aldino Languana;
Portugal - "Boba Li Qui Terra", de Filipa Jardim Reis - Pedro e Branco;
Macau - "O Restaurante", de Fernando Eloy Nuno C. Bastos - Option Design and Communication;
Timor-Leste - "Uma Lulik", de Victor de Sousa Pereira - João Ferro.

João Fumo


Sem comentários: