segunda-feira, 29 de junho de 2009

Continuo a inspirar-me na cultura do meu povo


Mingas realiza este fim-de-semana a última etapa da segunda fase da sua digressão em Moçambique, antes de partir para Berlim (Alemanha) onde vai, juntamente com outros artistas moçambicanos, participar na Semana Cultural de Moçambique. Neste contexto, Mingas vai estar presente nas províncias de Gaza e Inhambane, onde realizará espectáculos na sexta-feira e sábado.

A digressão de Mingas pelo país é uma das diversas acções que estão a acontecer na sua carreira, cujo ponto de partida foi o espectáculo “Vukha África”, que marcou a celebração dos 30 anos de carreira da cantora, e também o lançamento do seu primeiro disco, nos trabalhos a solo, que, por sinal, tem o título do espectáculo: “Vukha África”.

Aliás, o espectáculo “Vukha África” foi gravado ao vivo e o mesmo vai ser usado como base para a produção do seu DVD, que está já a ser preparado para sair no próximo mês, para além da página Web que vai conter toda a sua história. E mais: o disco “Vukha África” foi reeditado e já se encontra disponível no mercado, tendo sido colocado em todo o país.
Por outro lado, Mingas vai realizar vários espectáculos no continente africano, com particular realce para a África Subsahariana.

Não obstante todas essas acções boas e marcantes na carreira de qualquer artista, Mingas diz que ainda não é chegado o momento de ficar descansada, pois muito há ainda por fazer. Não somente por e para ela, mas, sobretudo porque urge também passar o testemunho, deixar legado e “arrastar” a juventude, seiva da Nação, nesta onda de sucesso por via de trabalho árduo, honesto e sincero. Pois: Mingas degusta a nata dos 30 anos de carreira de muito trabalho humilde e decente.

“Não me sinto realizada, mas tudo que está a acontecer me faz ter forças para continuar. Embora nunca tenha pensado em descer, houve momentos em que me senti cansada. Esta digressão pelo país era uma espécie de sonho porque fiz isso nos anos 80 e depois em 1994. E como sabem, eu canto para todos os moçambicanos, expresso o sentimento de todos os moçambicanos, mas tenho andada limitada em Maputo. Por isso sempre quis dar aos meus fãs e aos meus amigos”, diz Mingas.

Chegar a todos os cantos de Moçambique constitui para Mingas um momento de grande satisfação. E a sua satisfação a quer partilhar com os demais, por isso pede que os seus fãs e amigos estejam lá presente para a ver actuar. Diz ainda que, os que não a conhecem que estejam presentes nos locais de espectáculos mesmo por mera curiosidade.

“Espero que esta viagem me inspire ainda mais. Durante as viagens tenho trocado impressões com o meu público e esta é a outra forma de crescer mais e conhecer melhor o país, aproveitando para saber um pouco mais da nossa história, da história do nosso povo, ver o país real. Por isso agradeço a todos aqueles que me ajudam a realizar esta digressão”.

Nesta digressão Mingas está a ser acompanhada por um grupo de artistas jovens, desde a produção aos instrumentistas.
Sobre isso, ela diz ser animador isso acontecer, pois, na sua perspectiva o Moçambique do amanhã será continuado por esta força juvenil de hoje.

E, avança, quando são os jovens a sentirem que vale a pena apostar naquilo que ela e os demais artistas que trabalham com afinco é de suma importância, então isso tem outra dimensão.
“E quando conseguimos ver e fazer isso é mesmo gratificante. É gratificante saber que temos continuadores, porque eu mesma sou continuadora, para além de que me inspiro na cultura moçambicana e que é algo que, de alguma forma, já existe e está lá. É só ir buscar”, conta.

Francisco Manjate

Sem comentários: