segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Zavala vai ter centro cultural

A Associação dos Amigos e Naturais de Zavala, AMIZAVA pretende instalar ainda este ano um centro cultural no posto admnistrativo de Quissico em Inhambane. A instituição estará vocacionada para a preservação da timbila, instrumento declarado património mundial pela UNESCO.

Para a materialização desta iniciativa, a AMIZAVA está num “lobby” intenso junto de instituições doadoras para permitir que a mesma seja uma realidade por alturas da realização do festival de timbila Msaho 2009.

Segundo o Secretário-Geral da AMIZAVA, Rodrigues Mário a ideia é permitir que os mais jovens tenham acesso à bibliografia sobre a história da timbila, ao mesmo tempo que poderão participar no fomento do gosto pela cultura moçambicana.

Mário diz que desde que lhes foi atribuído o selo “Made In Mozambique “pelo Chefe de Estado o ano passado sentem que têm uma responsabilidade muito grande na elaboração de projectos sócio-económicios e sociais para a revitalização do distrito de Zavala.

No último Msaho participaram mais de 30 mil pessoas. O dirigente acrescenta que a AMIZAVA vai fazer a promoção das potencialidades eco-turísticas de Zavala, sabido que possui uma orla bastante atractiva, que pôde gerar receitas para o desenvolvimento da região
Escrito por Edmundo Chaúque

Sem comentários: