quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quem esqueceu Romao Felix, O Parafuso?

Click na imagem.

O meu amigo Roger escreveu-me a contar novas do meu idolo Parafuso. Nos meus tempos de mufana o gajo me gargalhava manigue mesmo com a Josefina dele. Embora eu ja havia postado algo sobre o artista nas primeiros dias deste blog, decidi juntar o resto do material que o Rogerio me mandou mais algum que tinha em arquivo e aqui esta para partilhar com quem gosta de ser feliz.

Em meados da década de 70 Portugal vivia a euforia da liberdade e uma série de transformações sociais motivadas pelo regresso de milhares de portugueses vindos das ditas "ex-colónias".

Mas nem o constrangimento motivado por esta situação evitou o sucesso de um humorista moçambicano, Romão Félix, que, com piadas simples mas certeiras, traçou, ao longo dos seus textos e interpretações, um retrato caricato da vida lisboeta.

Neste áudio o "Parafuso" telefona para casa, Moçambique, e descreve, de forma hilariante, o que tem visto na capital portuguesa, coisas novas para ele, como o metro, a televisão, a publicidade, etc.

Este vinil rodou em muitos gira-discos da época e as emissoras de rádio mais populares assaram-no até à exaustão.
"O Parafuso" foi gravado em disco a partir de uma apresentação televisiva. No início da gravação pode ouvir-se a apresentação feita por Fialho Gouveia.

Veja o video aqui.


Eis o link para o site do meu amigo Rogerio. Clique e aproveite.
http://rogertutinegra7.multiply.com/

4 comentários:

Rogerio Carreira disse...

Amigo CElso

Mas que bela homenagem fizeste ao meu nosso amigo Romão Félix, o dito e famoso "Parafuso" vou lhe mandar este teu site para que veja este belo trabalho...

Quero também informar te e a TODOS, que o meu site ROGERTUTINEGRA , estav alojado no MSN , mas como todos devem saber o MSN fechou , encerrou e assim fui obrigado a transferir o site para este endereço, e assim convido os a se inscreverem e verem o album do Parafuso, assim como de centenas de atletas e artistas de Moçambique que eu tento preservar no:

http://rogertutinegra7.multiply.com/

BEM VINDOS AO MULTIPLY

Saudações
Rogério Carreira

Rogerio Carreira disse...

OLÁ CELSO

AGRADEÇO CASO AINDA CONSIGAS, ALTERAR O ENDEREÇO DO MEU SITE, QUE COMO LESTE NO MEU COMENTÁRIO ANTERIOR, MUDOU DO MSN PARA O MULTIPLY...

GRANDE ABRAÇO E CONTINUAÇÃO DE BONS TRABALHOS NESSE TEU EXTRAORDINÁRIO SITE
ROGERIO CARREIRA

Anónimo disse...

Amigo Rogerio.
Maningue obrigado pelo comentario.
Infelizmente neste mundo de hoje o tempo para prazeres como este sao muito escassos, prometo um dia destes me dedicar com mais furor a nossa comunidade.

E sobre o site? NO PROBLEM... resolve-se ja!

Aquele abraco.


Celso Amade

ACRENARMO disse...

Caros amigos, quero desde já informar, para quem ainda não está ao corrente que no próximo dia 13 de Março 2010 estará patente na sede da Acrenarmo a 1ª exposição sobre a vida do Romão Félix.

É uma homenagem que lhe fazemos e que ele tanto merece.

mais informações em http://www.acrenarmo.blogspot.com/

Cumprimentos a todos
Paulo Batista