segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sons de Edú ouvidos em concerto


A BANDA Real, do popular músico Fanny Mpfumo, vai acompanhar, em concerto amanhã, (13/12/2008) o jovem músico Edú. O concerto deste músico terá lugar às 21.30 horas, no espaço Bar dos Amigos, localizado na zona do Magoanine-CMC, em Maputo.

Com quatro discos gravados numa carreira que está a aproximar-se para os dez anos, Edú diz que vai cantar temas que fazem parte da sua recente história musical e que muito contribuíram para lançar a sua carreira musical e o tornar naquele jovem músico e com fãs tal como é hoje.

Do seu repertório constam temas como “Unga pfumele”, “U tekile mbilo yanga”, entre outros seus e sairão de uma selecção de todos os discos que já lançou até então.
A par disso, Edú vai visitar, interpretando temas de grandes nomes da música moçambicana, um dos quais é o conceituado Wazimbo.

O músico Wazimbo é a fonte de inspiração e o ídolo de Edú, conforme reconheceu o jovem num breve contacto mantido com o nosso Jornal a propósito deste concerto.

Com efeito, de Wazimbo cantará os temas “Nakurandza” e “Maria” que são também algumas das várias bandeiras daquele que ficou registado nos anais da história musical moçambicana como tendo uma das vozes mais brilhantes e que os seus amigos e fãs o tratam por Tio Waz.

“Wazimbo é um músico que eu muito admiro. A minha admiração por Wazimbo vem desde os tempos em que ainda era adolescente e sempre cresci num ambiente que, felizmente, tive sempre oportunidade de ouvir as suas canções. E a forma por mim encontrada para prestar o meu tributo a ele por essa minha admiração é cantar essas suas músicas. E é algo que procuro fazer com a máxima perfeição”, disse Edú.

Neste concerto de Edú, que se desloca para concerto pela primeira vez ao “Bar dos Amigos”, o cantor diz que vai fazer uma mistura de sons e ritmos moçambicanos e outros tropicais, tudo que faz parte das suas criações musicais.

Deste modo, a marrabenta e o zouk são alguns dos ritmos que o jovem emprestará à plateia.
De Edú foram lançadas seguintes obras discográficas: “Jogo de Amor”, editado no ano 2000, “Outro Lado”, que é de 2003. Três anos depois, portanto, em 2006, lançou “Kutchu-Kutchu”, para no ano passado surgir com “Continências”.

É no disco “Continências” onde vem um dos mais populares temas de Edú que é “Mbilo Yanga”. Aliás, importa recordar que com esta música ele ganhou a parada musical, promovida pela Rádio Moçambique (RM) Top Ngoma Moçambique 2007, tendo sido guindado com o Prémio Canção Mais Popular.

Entretanto, já em 2004 havia sido brindado, igualmente no Top Ngoma Moçambique da RM, com o Prémio Revelação, um tributo que lhe sorriu pela canção “Unga Pfumeli”.

notícias


Sem comentários: