segunda-feira, 10 de março de 2008

"Sweet Thorn" de Gito Baloi.

O ultimo presente que o Gito nos deixou...

O ultimo trabalho de Gito Baloi co-escrito e co-produzido com Nibs van de Spuy; "Sweet-Thorn".

Tristemente Gito ja nao se encontra entre nos. Morto a tiro durante um assalto em Johannesburg em Abril do ano passado (2007) quando regressava de mais uma "gig"... mas para alem da saudade, deixou-nos ficar tambem um album de soberbas composicoes acusticas.

Van Der Spuy presta homenagem ao Gito, que o viu tocar pela primeira vez com a banda os Tananas em 1988 do qual Gito fazia parte, dai em diante os seus caminhos cruzaram-se continuamente ate que se estabeleceu uma amizade entre os dois.

Baloi e Van Der Spuy comecaram a tocar juntos em duetos no ano 2000: "O tocar do Gito dava um calafrio pela espinha, ele tinha uma voz de anjo, que no seu merito proprio ja era um instrumento em si. O teu dedilhar do Baixo era tao unico que apos entoadas tres notas ja se sabia que era Gito quem tocava."






E o album Sweet-Thorn (Greenhouse/ Sheer), que ja estava pronto para o lancamento mesmo antes do tragico acontecimento com o Gito, foi agora editado como um tributo a pessoa talentosa que foi Gito Baloi. Os dois musicos fizeram uma fusao dos ritmos acusticos com fluidez incrementada com uma camada vocal que formava uma miscelanea de sons agradaveis ao ouvido.






O tema "Opener Todos" tem alguma influencia Espanhola, seguindo-se de "Salaam" com uma fusao de linguas do este e "African magic of Mountain Wind", continuando por outros temas do album.
Baloi tambem adiciona alguns toque de percussao, e Chris Tokalon (flauta) e Kyla Thomas (violino) tambem ajudaram a enrriquecer alguns temas do album.




Hamba Khalhe ...

Sem comentários: