sexta-feira, 21 de março de 2008

Gina Pepa in "Get down with the G's"

Gina Guibunda aka Gina Pepa nascida em 1976, é uma rapper de Maputo que começou a sua carreira artistica num grupo de dança chamado “Flyers” por volta de 1989. Ela e mais três amigas “rasgavam” as pistas de dança de algumas discotecas e pavilhões da capital ao beat do R& B e Hip hop que se escutava na altura. O grupo “Flyers” foi uma versão feminina do grupo “Fly Boys” que na altura também se dedicou a dança. O atual Jornalista Luís Nachote do semanário “Savana” era um dos membros do Fly boys e é irmão mais velho de “Rose Mary” Nachote que fazia parte das Flyers. Eles eram como inspiração para elas, daí o surgimento de Flyers. Na altura a juventude estava amarrada aos sons de grupos como The Boy, Heavy D, Kool Moe Dee, etc.

No inicio da decada 90 quando entrou em voga o Hip Hop com uma força diferente, os jovens tornaram-se cada vez mais ousados com o “American Lifestyle”. Nesta altura as Flyers continuaram a existir apenas como um nome que as identificava como um grupo de amigas.

Em 1993 Surgiram os “Rappers Unit” um grupo de rap que começou por organizar festas de Hip hop e mais tarde convidado a colaborar com a primeira discoteca Hip hop(Long Beach). Os “Rappers Unit” começaram a gravar suas próprias musicas em 1994, “Keep Rappers Unit from the Underground” e “it’s going down” foram os primeiros temas gravados pelo grupo e mais tarde surgiu a necessidade de ter uma voz feminina.

Gina Pepa foi a voz escolhida, incentivada por Don Mceezalin o Primeiro(Nitó MC), até porque ela já imitava canções de Salt-n-Pepa e Da Brat. Gina adoptou o Nome “Pepa” por ser fã da Pepa do grupo Salt-n-Pepa. Fêz o refrão(cantado) do tema “Get down with the G’s” de Rappers Unit e mais tarde começou a repar surpreendendo e superando as expectativas do resto dos membros do grupo.

Mais tarde Gina foi estudar na Africa do sul mas sem no entanto se desligar da musica e nem perder porque os Rappers Unit nunca mais produziram. Com a edificação da Track Records e o lançamento do album “Mixologia” de DJ Beat Keepa, Hélder Leonel prepara o tema “noite de vingança” para fazer parte do mesmo album. Um tema que marcou o regresso em grande de Gina Pepa para a cena Hip Hop como artista solo. Gina veio preencher uma grande lacuna do quase inexistente Rap feminino em Maputo, com um poder vocal de cortar a própria respiração Pepa tem a capacidade de segurar na lirica sem deixá-la escorregar em nenhum momento das suas actuações ao vivo.

Atualmente se encontra em estudios registando o seu primeiro album.
Gina faz parte da Track Records e está no ar com o tema G.I.N.A. produzido por HC e Kloro.

E-mail: ginapepa@track-online.com
Fonte: www.track-online.com

Sem comentários: