quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Elsa Mangue de Volta aos Palcos.


O desejo da cantora Elsa Mangue de voltar aos palcos depois de refeita de uma doença com que se encontrava a braços há vários meses vai materializar-se no sábado. A popular intérprete de música moçambicana foi convidada pelos gestores de um espaço musical no bairro da Liberdade (Nézia) para apresentar-se aos fãs.

Elsa Mangue não realiza um concerto há mais de três anos, em parte devido à doença que a apoquentou. Chegou a estar entre a vida e a morte, mas sempre esperançosa em, “pelo menos um dia antes da minha partida”, voltar a palmilhar os mesmos palcos que a catapultaram para o estrelato no panorama musical nacional. A primeira oportunidade é esta, num palco pequeno, mas que poderá servir de alavanca para a devolver aos grandes recintos onde ela brilhou. O conjunto Central Line, que muitas vezes a acompanhou em memoráveis espectáculos em que participou, sobretudo em Maputo, volta a desempenhar um papel de referência nesta etapa desta cantora: vai apadrinhar este regresso.

Numa recente entrevista ao “Notícias”, Elsa Mangue, que depois de passar pelo pior se apresentava como uma mulher de vontade e de força, recordou os tempos abismais por que passou nos seguintes termos: “foi uma etapa negra e longa, em que lutei contra a morte e pela vida. Hoje estou aqui, de volta aos bons dias e pronta para tudo”.

O longo calvário por que passou Elsa Mangue foi testemunhado de perto por algumas colegas e outras pessoas de boa vontade que a auxiliaram com tudo quanto ela necessitasse para que a vida lhe voltasse a sorrir. E, num momento em que dos maus tempos restam apenas “lembranças para apagar”, a compositora e intérprete de música moçambicana não se esquece de as agradecer.

O projecto de regresso aos palcos de Elsa Mangue é norteado pelo desejo de promover o disco “Muguanda”, editado pela Vidisco quando ela se encontrava doente. Entrara em estúdio para gravar temas para esse álbum, do qual foi retirado um tema para concorrer aos prémios da edição passada do “Top Ngoma”. No concerto de sábado vai, certamente, apresentar temas constantes do disco e outros com que se fez famosa ao longo da sua carreira.

Elsa Mangue é uma artista que cimentou a sua grandeza na música moçambicana nos anos 1980, muito à custa das canções que interpretou inspirada no Moçambique social. Porque tinha referências na música moçambicana, interpretou o tema “Tindjombo”, de um dos seus ídolos, Fany Mpfumo. Essa canção está inserida numa colectânea em homenagem ao “Rei da Marrabenta”, em que também contribuíram, entre outros, Neyma, João Paulo, Nanando, Miranda e Ancha.

Fonte: 28 de Fevereiro de 2008:: Jornal Notícias

Sem comentários: