segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cântico das diferenças

Salif Keita

Salif Keita estará em Maputo. As suas músicas renascem em eco como Elsy Myrian Pantoja, assumida “Filha de Jah”, que as apresenta neste texto sobre o grande artista do Mali. Através dele podemos reinventar e refazermos nossa própria música.

Por mais de quarenta anos, Salif Keita continua a trabalhar, incansavelmente, para ourives da moderna música do Mali, empurrando muitas fronteiras musicais e, constantemente, à procura de outras formas de fazer registos. Sua música multiplica as aberturas com o mundo ao seu redor.
De acordo com seus encontros e viagens, Salif Keita nunca abandonou suas raízes e cultura mandinga. Pioneiro cantor e compositor, ele era o avant-garde para atender às suas façanhas vocais com a Band Ferroviário e Ambassadeurs, duas das maiores orquestras do Mali em 1970, antes de se tornar numa das grandes revelações da música mundial emergente, na sua estreia a solo com “Soro”, em 1987.

Após o clássico “Moffou” em 2002 e “M’Bemba” em 2005, que fechou a última década em grande estilo com “A Diferença”, a terceira parte de sua trilogia foi lançada com a Universal jazz acústico. Este disco é um dos álbuns mais empenhados e mais tocantes da sua carreira. Foi produzido em grande parte em Paris. Algumas sessões em Bamako (no seu estúdio, O Moffou) para Djoliba (sua aldeia nativa nas margens do Níger), Los Angeles e em Beirute.

Em perpétuo movimento, em vez de permanecer fixo e deleitar-se com a tradição que ele dominou com perfeição, no entanto, Keita está sempre em movimento sobre a evolução musical e tecnologias para alcançá-los. Definir com arranjos sumptuosos este novo álbum não é excepção à regra. Encontramos aqui uma equipa de músicos, caras novas e fiéis, que são totalmente do corpo em torno de Salif.

A força artística de Keita vem em grande parte porque ele tenta se renovar constantemente, tanto em suas palavras, música e canto. Sua voz permite-lhe trazer emoções reais, ele canta em malinka, bambara e francês. Ele não é sempre o melhor som possível, hesitando para misturar línguas em conjunto para encontrar uma poesia justa. Não é o menor dos paradoxos do Conselho, cujo estatuto Salif Keita de muito nobre proibiu-o de cantar e de confrontar o verbo e a técnica dos griots. Descendente do ilustre imperador Sundiata Keita, cujo império, no século XIII, estendia-se do Atlântico ao deserto do Sahara para o Golfo da Guiné, Salif Keita é mais do que nunca um símbolo do orgulho na sua africana raiz e história, mas também numa África que é projetada perfeitamente numa cada vez mais global, em busca da modernidade.

Albino Born, a mesma cor de sua pele, augura bem “claro no escuro” presságios. “Eu sou negro, minha pele é branca e gosto bem que é a diferença: eu sou branco, meu sangue é negro, eu amo ele, a diferença é bastante”. Tudo é dito sobre este hino à tolerância, no qual exprime suas convicções como artista. Além desta peça para um melhor reconhecimento dos albinos, o álbum também aborda o tema da preservação ambiental do seu país. “Ekolo Love” sensibiliza a tragédia ambiental que ocorreu em África há várias décadas na indiferença geral. Em “San Ka Na”, procura despertar a consciência de seus compatriotas sobre a protecção do rio Níger, perto da qual ele cresceu. Este é um verdadeiro grito do coração e da boca de um golpe contra a inacção da política de protecção do litoral e dos cursos de água, a espinha dorsal do Mali, actualmente muito poluído.

Cruzadas com M. de Vanessa Paradis ou Ricour Ben, Patrice Renson dá plena coerência sobre Salif, trazendo influências óbvias de eficiência pop, mas também um fluxo claro de execução. Também é encontrado na bateria, guitarra e percussão em várias faixas de “A Diferença”. Ele assina os arranjos de cordas de Samigna, Ka San Na e Ekolo de Amor, gravado em Beirute, com a ajuda do trompetista libanês Ibrahim Maalouf.

Joe Henry gravou, produziu e remixou “Papai Folon”, das mais comoventes faixas do álbum. Como Seydou, que nada mais é que uma nova versão do Seydou Bathily, um tempo padrão da Ambassadeurs du Motel, Dad carrega suas emoções com a profundidade universal, peças de outras nuances, muitas vezes graves no tema, mas onde a alegria da vida e da esperança prevalecem. Sublinhando Djeli melodia, balafon de Keletigui Diabate, um monumento da música do Mali e fiel cúmplice nos últimos quarenta anos mostra uma clareza que não poderia ser mais natural. Ela evoca os laços que unem a Salif, com que aprendeu a tocar guitarra.

Se o menor Jannick Top e violoncelo Gaffou Vincent Segal, trompete Ibrahim Maalouf em Samigna, guitarras Kante Manfila e Ousmane Kouyaté e da percussão de Mamadou Kone em San Ka Na, o baixo N’Sangue Guy na guitarra ou Djeli Seb Martel e Bill Frisell na Folon, cada músico traz aqui o melhor de si, reflecte uma cumplicidade profunda com Salif. A doçura da Seydou, a sinceridade da diferença, a profundidade da tristeza ou San Folon Ka Na compor uma plural vibração do álbum, fazem a diferença que se irradia voz de um cantor no topo de sua voz. Como Salif canta na faixa-título: “Todo o mundo tem a honra de sua felicidade, slogan de verdadeira felicidade universal.

Sem comentários: