quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Saxofone de Chonguiça na Etiópia


O CONCEITUADO saxofonista moçambicano Moreia Chonguiça é um dos convidados para actuar e fazer parte da conferência sobre a Rede de Líderes Africanos. A conferência arranca hoje em Addis Abeba, Etiópia, e termina sábado, juntando diversos líderes provenientes de vários cantos do mundo.

Segundo a comunicação que nos foi enviada, a conferência tem como objectivo juntar líderes africanos dinâmicos, visionários e criativos, com a finalidade pensar o futuro de África. Um grupo de artistas africanos foi convidado a animar a conferência. E, entre eles está o Moreira Chonguiça. A propósito do convite, Moreira afirma: “Ser convidado para tocar num fórum destes é uma honra para mim e é bastante prestigiante pois terei a oportunidade de trocar experiências com os vários delegados assim como com os artistas convidados. Almejamos um diálogo crescente e que torne África o melhor continente”, disse Moreira Chonguiça.
Muito afro-jazz na Matola-Jazz

VÁRIOS artistas de afro-jazz irão polvilhar o palco do Matola-Jazz Bar, naquilo que constitui o cardápio de espectáculos oferecidos ao longo da semana naquele local, situado no Município da Matola. Com efeito, para hoje foi convidada a jovem artista Yolanda Kakana, que actualmente está a assumir um papel de artista residente às quartas-feiras naquela casa. Yolanda tem estado a exibir a sua perfeita performance, com um timbre vocal de eleição. Amanhã será a vez de Dua, que, igualmente irá fazer vibrar os amantes da boa música. Já para sexta-feira foi chamado Zé Maria, um artista situado no eixo dos diversos instrumentos de sopros, com uma linha de jazz e do blues.

Matola-Jazz é um espaço que vem se destacando na promoção da boa música ao vivo, com sessões que iniciam às quartas-feiras e encerram aos domingos, onde ainda há espaço para uma tarde dançante.

Reggae à Rastony e Maputoland

O MÚSICO de reggae Rastony e a sua banda Maputoland sobem sábado ao palco do Xima, onde irão realizar um concerto musical que tem em vista a apresentação de uma série de temas que vem sendo criados pelo grupo, ao mesmo tempo que pretendem deliciar os amantes do reggae, fusion e do afro-jazz com os temas que compõem o álbum “Summer times”. Para além de Rastony que aparece na voz principal, a turma do Maputoland é composta por Magaia (bateria), Pipas (teclados), Lote (viola baixo), Bob Lee (guitarra solo), Clésio (guitarra ritmo). Entretanto, irá tocar a banda residente Xitende, liderada pelo saxofonista Matchote.

Horizonte” no Núcleo de Arte

“HORIZONTE das nossas mentes” é o título de uma exposição colectiva de artes plásticas que abre amanhã na galeria da Associação Núcleo de Arte. A mostra colectiva é composta por obras dos artistas plásticos Bento Mulungo, Imidio Mankey, João Paulo Queha, Titos Pelembe, Chalucuane e Vovôs, que nos apresentam trabalhos artísticos nas modalidades de pintura, escultura, cerâmica e desenho. Composta por 40 obras, a exposição abre às 18 horas e ela conta com o apoio da Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade. Com o título “Horizonte das nossas mentes”, os artistas pretendem expor a ideia que a arte produzida e ora apresentada está em prol do desenvolvimento da sociedade moçambicana, sendo que ela se orienta para espevitar os moçambicanos a irem ao encontro dos bons costumes e também ao trabalho, amando as artes e a cultura.

Debate-se regulamento de espectáculos

O MINISTÉRIO da Cultura está a promover um amplo debate visando a recolha de contribuições que possam enriquecer a proposta do Regulamento de Espectáculos, um dispositivo legal que se espera venha contribuir para a criação de um ambiente positivo no processo de organização de shows. Esta proposta surge na sequência da criação, em Moçambique, de dispositivos legais que permitam a gestão dos assuntos culturais, em geral, e no domínio das artes e da cultura em particular, segundo um comunicado de imprensa recebido na nossa Redacção. O comunicado avança que, os agentes culturais ligados à promoção de espectáculos promotores e produtores, artistas, associações de carácter cultural, entre outros, são convidados a participarem na análise e enriquecimento deste documento, que se encontra já em fase final de revisão e actualização. O prazo para a entrega de propostas é de vinte dias, sendo que os documentos deverão ser depositados na Direcção de Educação e Cultura da Cidade de Maputo, nas associações dos Músicos e dos Escritores Moçambicanos, bem como na Sociedade Moçambicana de Artistas (SOMAS). Para a Província de Maputo os locais escolhidos foram Direcção Provincial de Educação e Cultura e Instituto Superior de Artes e Cultura. O Departamento de Artes Cénicas é a entidade responsável pela recepção dos documentos.

Rappers em Xai-Xai

O ESPAÇO cultural Xigovia, localizado na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, acolhe um concerto do músico, uma acção que será realizada sexta-feira a partir das 22 horas. A acompanhar Samson estará a banda Central Line, que se dedica à música de fusão, ao mesmo tempo que estarão ainda em palco os jovens músicos Dany OG, Mega Jr. e DJ Ardiles.

Notícias

Sem comentários: