quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Chonguiça canta na Etiópia


“Etiópia” – a voz se repetia numa música antiga, ao mesmo tempo que Addis Abeba inspirava “We are The World”, do “USA For Africa”. Etiópia era – e continua sendo – a capital do continente. Onde os líderes africanos se juntaram para sonhar “uma nova África” e para lá regressam várias vezes para novos pactos. É naquele país do “rastafarismo” que o saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça actua, hoje, como convidado, na conferência sobre Redes de Líderes Africanos.

Na conferência a decorrer de hoje a 6 do mês em curso, naquele país da África Oriental, para além de cantar, Chonguiça fará parte do evento como um dos palestrantes. Com requinte e glamour, num concerto cujo denominador comum serão os acordes do jazz, “o cidadão do mundo”, como é conhecido Moreira Chonguiça, vai emprestar o seu charme e voz num concerto de gurus da música africana.

Chonguiça diz ser uma honra fazer parte daquele fórum, assim como tocar num palco reservado aos grandes senhores da música africana. “Ser convidado para tocar num fórum destes é uma honra. e é prestigiante, porque terei a oportunidade de trocar impressões com diversos delegados, assim como com artistas convidados. Almejamos todos um diálogo crescente, que torne África o melhor continente do mundo”, frisou Chonguiça.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: