segunda-feira, 5 de abril de 2010

Isabel Novella em entrevista a Revista O Tunel.



Contact: isalive1@gmail.com



Entrevista Revista O Tunel

Deixo aqui ficar uma entrevista que fiz para a Revista Mocambicana O Tunel ( 3a edicao Dezembro 2008)

O Tunel: Quem é Isabel Novella?
Sou eu,a menina das fotos (risos)

A quanto tempo no mundo da musica e como começou a interessar-se pela música?

Nasci e cresci rodeada de musica, meu Pai tocava guitarra e Piano e minha mãe fazia parte do corro da igreja e la em casa a musica sempre esteve muito presente, mas o que me puxou mesmo pra musica foi o meu irmão (Neco) ,com quem comecei a dar os primeiros passos na musica ,aos 5 anos ja fazia parte de um grupo de criancas (canto e dança) comecei a actuar em festivais infantis, programas televisivos e radiofónicos, e desde então nunca mais parei, ( esta e a versão mais curta da minha historia ?)

Música para si, uma paixão ou profissão?
Antes de ser profissão musica e uma das minhas maiores paixões.

Quando e como começou a actuar pelo mundo afora?
Em 2004 comecei a sair de Moçambique pra cantar fora, primeiramente na África do Sul onde 2 dos meus irmãos (Nello e Izildo Novela) se encontravam a viver e fazer musica,eu e a minha irmã (Cidália Novela) nos juntamos a eles e actuávamos com a banda The Novellas e também como coristas pra outros músicos, e em 2005 vim a Holanda onde me encontro agora eu e os meus irmãos e de la pra ca tenho actuado por alguns países ca na Europa,com NecoNovellas e como Isabel Novela (solo).

Como te sentes por ser um sucesso no estrangeiro e anónima no teu pais?
Não diria sucesso nem anónima, sou conhecida no estrangeiro e também em Moçambique embora meu nome não seja mto popular,trabalhei com musicos Mocambicanos por muito tempo (como corista) e meu nome consta em varios trabalhos discograficos.

A quanto tempo estas a viver no estrangeiro?
Costumo dizer que vivo entre Mocambique e Holanda porque desde 2004 comecei a dividir-me viajando sempre entre os dois paises e e o que tenho feito ate hoje.

Acredito que nao tenhas muitas memorias de casa ( Mocambbique).
Pelo contrario tenho muitas,nunca deixei de voltar para casa e faco isso todos anos.

Sente saudades de casa,pensa em algum dia voltar ( de vez) ?
Quando estou fora sinto saudades sim, dificil dizer se fico de vez porque a musica me leva pra muitos lados,mas casa e sempre casa.

Qual e o estilo de musica de Isabel Novella?
Eu chamo o meu estilo de Soul funky jazz ha ha ha, a minha musica e resultado das diferentes influencias que tenho.
Como corista trabalhei com diferentes musicos e em diferentes estilos,cresci a ouvir varios estilos musicais e uso tudo de positivo que vou absorvendo para fazer a minha musica do meu jeito ( buscar um estilo que me identifique)

Influencias?
Varias,como ja tinha dito escuto muitos estilos de musica desde o jazz aos mais tradicionais,vou so citar alguns nomes mas a minha lista e enorme,Jill Scott,Bobby Macferrin, Erhyk Badu,Joe Zawinul,Sara Tavares,Talib Kweli,NecoNovellas,Bilal.Chet Baker, Sarah Vaughan,The roots... e muito mais ,resumindo toda boa musicae de certa forma uma influencia pra mim.

Trabahos editados?
Estou neste momento em estudio a gravar o meu primeiro CD a solo,mas ja tenho 2 cds editados com NecoNovellas e o meu nome consta em outros CD's onde fiz participacoes e como corista.

Porque so agora o CD?
Andei todo este tempo envolvida com musica, em concertos, e a gravar com varios musicos,sinto que ja e altura de editar um trabalho meu, ja me sinto bem preparada para tal (ganhei muita experiencia) e tenho recebido um feedback positivo do publico,isso tambem me incentiva.

Em que idioma te expressas nas tuas musicas?
Misturo muito o Ingles e Portugues e tambem uso alguns dialectos como Chope e Changana.

Do teu ponto de vista como achas que recebem as tuas musicas?
Sao super bem recebidas e isso me da forca para continuar a escrever,compor e cantar.

Quais sao ou qual e o teu objectivo na musica?
O meu objectivo e cantar e tocar as pessoas com a minha musica,acho muito especial o facto de poder tocar as pessoas estando elas onde estiverem,nusica e algo que marca,cresce connosco,fica na nossa historia...

Constatamos que Isabel tem actuado frequentemente em lugares como: Luxemburgo,Belgica,Franca,Espanha,Netherlands,entre tantos outros. Como fazes para gerir o tempo visto que tens que escrever,compor e gravar novos sons?
E simples,eu tenho sempre papel e caneta por perto e um gravador onde anoto todas ideias que me vao surgindo,componho as minhas musicas assim, e as viagens e concertos nao atrapalham nunca,pelo contrario inspiram-me.
Muitas vezes gosto mesmo de escrever directo no estudio, sentir o beat e me deixar levar.

Deve ser algo inesquecivel participar em festivais como:
North Sea Jazz,World Sessions,Mercato Mundial, Pure Jazz...Diga-nos, qual destes lugares representou uma experiencia memoravel e porque?
O North Sea JazzFestival,e uma experiencia unica estar no mesmo festival com o Bobby Macferrin,Jill Scott ,Alicia Keys,Richard Bona,Pat Metheny,Angie Stone,Diana Krall e muitos outros grandes nomes da musica e pessoas que eu admiro e gosto muito. Ter aquela oportunidade de conviver com eles e algo para nao esquecer.

Quais sao os processos a seguir pra ter Isabel Novela a actuar em Mocambique?
Uma ligacao, eu e-mail e eu to ai ha ha ha,deixo ficar aqui os contactos:
isalive1@gmail.com
+31648173756
+258824768280

P.S: estes sao contactos so pra shows, e para quem quiser escrever directamente pra mim,pra conversar,trocar ideias e e-mail e isanovellas@gmail.com

Tens contrato com alguma editora?
Nao assinei com editora nenhuma ainda,recebi ja algumas propostas e quero ter tempo p'ra analisar,mas agora estou mesmo concentrada no meu CD ( gravacoes) e depois vamos a parte das editoras.

Como fazes pra divulgar o teu trabalho?
Vou divulgando a medida que vou actuando e atraves da internet ( myspace) , radios.

O que achas do Hip-Hop?
Eu gosto de Rap,para mim e um tipo de musica muito forte,costumo dizer que e mais que musica no sentido de ter a particularidade de poder influenciar em muita coisa.

Es capaz de fazer colaboracoes com artistas do Hip-Hop?
Nao so sou capaz como ja fiz algumas com alguns rappers Mocambicanos como e o caso do DMG,Xitiku ni Mbaula,The Ripper e tambem rappers de fora Mic Nif ( Holanda), Soulstice ((U.S.A),Kosmico ( Portugal),gosto muito de poder contribuir no Hip-Hop,por um pouco de mim nesse lado.

Planeias lancar algum projecto este ano? (2008)
Tudo vai depender do tempo andei, ocupada com concertos,neste momento estou em estudio e na quero fazer as coisas as pressas,vou levar o meu tempo a gravar e assim que tudo estiver pronto eu lanco o meu CD.Tudo a seu tempo.

Algo que queiras dizer que nao tenhamos perguntado?
Estarei em Maputo brevemente e fiquem atentos a novidades.

Sem comentários: