segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Música japonesa em Maputo


JAPANASIA, grupo de música tradicional japonês (tambor, violino oriental e flauta), actua hoje (18/02/2009) e amanhã, em Maputo, no âmbito de uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura, Embaixada do Japão e Centro Cultural Franco-Moçambicano. Os dois concertos terão lugar nas instalações do Centro Cultural Franco-Moçambicano, sendo o primeiro às 19:00 horas e o segundo às 18:00 horas. As entradas são gratuitas.




Estes concertos ocorrem num ano em que o Mundo comemora o Ano 2010, proclamado pela 63ª sessão das Assembleia da Organização das Nações Unidas, como Ano Internacional de Aproximação de Culturas.

De referir que Moçambique e Japão desenvolvem uma cooperação histórica, que data de várias décadas no domínio da Cultura, a qual contempla o intercâmbio cultural, o desenvolvimento de infra-estruturas, equipamentos e formação de gestores do património cultural.

Para recordar algumas realizações recentes, o Japão foi o maior parceiro financeiro nas obras da primeira fase de reabilitação da Fortaleza de São Sebastião na Ilha de Moçambique (com 1 milhão de dólares americanos), e pela via da UNESCO, o Japão apoia a implementação dos Planos de Gestão da Timbila e Nyau, proclamadas Obras Primas do Património Oral e Imaterial, pela UNESCO, em Novembro de 2005.

Além de Moçambique, o grupo vai realizar espectáculos em Angola e na Tunísia.

O concerto é composto por ritmos de Ryutaro KANEKO nos tambores Japoneses (Wadaiko), melodia de Yasukazu KANO que toca flauta (Shinobue, Nohkan) e de Haruhiko SAGA, que toca violino típico da Mongólia (Morin khuur) e (Violino Tovshuur) que enriquece a actuação musical.


Sem comentários: