segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Declarações de um apaixonado – Hermínio

Laggost Produções/ Vidisco, 2008
É claro q já devia ter postado isto há bem mais tempo, mas epa, há bem mais tempo meu PC ‘tava lixado. Será tarde demais? Qiçalixe!
Ei, ouvi dizer q Hermínio não ‘panhou nada pelas vendas deste disco, q foi matrecado pelo seu próprio agente, Laggost! É verdade isso? Fogo! É este tipo de cenas q impede q a nossa música cresça, pois desmotiva gente realmente talentosa, como é Hermínio.

A primeira vez q o ouvi foi no coro de uma daqelas canções de “enaltecimento do q é nosso”, de MC Roger. Acho q é aqela sobre a EDM. Será q foi Roger q descobriu Hermínio? Não será esta a verdadeira vocação de MC Roger? Oxalá descubra talentos nesse trabalho q anda a fazer com crianças desfavorecidas...
Como eu disse o outro dia aqi numa postagem, agora escuto cada vez menos Rap e mais R&B, e não é só porq o Hip Hop anda moribundo mas é q o nosso R&B está em notável crescendo. Nomes como Doppaz, Preto, Ace Nells e agora G2 p’ra além do próprio Hermínio são a prova disso.
Declarações de um apaixonado é um álbum impressionante, especialmente se tivermos em conta a mediocridade musical q temos q suportar nos dias q correm. Num alinhamento de 12 faixas de puro R&B, pode-se encontrar aqi números p’ra dançar, baladas e até um pouco de acústico. Aliás, é acusticamente q o álbum abre com o sobejamente conhecido tema Lau com a participação de Stélio (dos Kapa Dêch) no dedilhar. Logo de seguida vem a minha favorita do disco, Sexy Girl produzida por G2 e com Impro no Rap. Hermínio não só é talentoso. O gaj’ grama de cantar! Dá p’ra sentir o seu amor pela música quando nesta faixa começa por “I love you so much more than you beeeli-eeeeve, yeah,yeah...” Fogo!
Como mandam as regras do R&B, a decepção amorosa é retratada logo a seguir através do tema como pudeste, produzida desta feita por Proofless, onde Hermínio se lamenta: “como pudeste te esqecer de mim assim tão fácil? E ensinar-lhe o q eu te ensinei/ e dividir com ele o q eu te dei? ”.
Os temas p’ra mexer são sem dúvidas professora e o bombástico vai custar q dispensa qualqer comentário. E, estas duas faixas tem a assinatura de Proofless na produção.
De volta às baladas, Bagas dá seu contributo produzindo o tema mil à hora, q faz recordar aqela canção de Gutto q rebentou há luas atrás, debaixo dos lençóis (é esse o título?). Aliás foi Gutto q deu aqele impulso ao R&B lusófono, não? Depois Anselmo Ralph levou a cena p’ro outro nível e agora os moçmbicanos controlam o game. Na faixa hoje à noite, na companhia G2 e Impro em mais uma produção de Proofless, o lado atrevido e sensual de Hermínio salta ao de cima quando canta: “nossos corpos colados e o desejo à nos pedir/ cansados e suados e a vontade à nos punir ” e depois “tu me dás, eu te dou, tu me dás e depois... hmmm! ” .O álbum fecha como começou: acusticamente. Vai custar remix é o tema q fecha com chave de ouro declarações de um apaixonado, com a participação de Ace Nells e novamente Stélio na guitarra.
Se ainda não tens o álbum é melhor comprares. Só tens a ganhar.
Top 4 do cd: Sexy girl, Como pudeste, Vai custar e Hoje à noite
POSTED BY KANINO AT 12:06 PM 9 COMMENTS

Sem comentários: