segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RASTONY E TREVOR HALL NO COCONUTS

Artigo de 8 de Julho de 2009
É JÁ amanhã (09/07/2009) que o músico jamaicano Trevor Hall volta a actuar na capital do país, num concerto intitulado “Duas Mentes”. Trevor Hall é uma das mais conhecidas figuras do reggae na Jamaica e no Mundo. O concerto está inserido num projecto de intercâmbio musical entre os fazedores de música reggae, e Trevor Hall vai dividir o palco com o músico moçambicano Ras Tony, líder da banda Maputoland. Aliás é dessa partilha de palco que nasceu o título do concerto; “Duas Mentes”. “Duas Mentes” é uma iniciativa de troca de experiências entre os dois artistas depois que se conheceram há mais de 20 anos, num concerto havido na vizinha Suazilândia.
O objectivo do concerto, conforme disse Ras Tony é a partilha de experiências entre o reggae que se faz na Jamaica e o que se pratica em Moçambique. “Conheço o Ras Tony há mais de 20 anos. Respeito a sua entrega pela música reggae e estar em Maputo é uma possibilidade de intercâmbio com os fazedores do reggae aqui em Moçambique. Aliás, o reggae tem origens em África e foi levado para Jamaica pelos escravos africanos”, disse Trevor Hall em conferência de imprensa convocada para o anuncio da realização do concerto. Noutro desenvolvimento, mostrou-se satisfeito com a qualidade dos músicos que existem em Moçambique, particularmente os que trabalham na música reggae.
Tendo igualmente se mostrado satisfeito com o facto de muitos dos músicos da actualidade no país serem filhos de artistas com que teve privilegio de trabalhar quando da sua passagem por Moçambique na década de 80, altura que trabalhou com a banda Hokolokwé. Disse na ocasião que com o concerto, os moçambicanos terão a oportunidade de conhecer a essência do reggae.
Entretanto, Ras Tony disse que o projecto “Duas Mentes” poderá ser lavado para outros países da região da África Austral, exemplo do Zimbabwe, onde Trevor Hall trabalhou durante vários anos. De referir que a nível da região Trevor Hall é mais conhecido na vizinha Suazilândia, reino que na prática é a sua segunda pátria depois da Jamaica.

Sem comentários: