segunda-feira, 27 de julho de 2009

GALLTONES EM CONCERTO



O GRUPO musical Galltones actua no próximo dia 24 deste mês, no Instituto Cultural Moçambique-Alemanha (ICMA), num concerto que visa a divulgação do seu mais recente trabalho discográfico, intitulado “Hanya”. Na apresentação do seu concerto, os Galltones tem como convidada a diva da nossa música Mingas, que na ocasião vai proceder à assinatura de autógrafos, bem como falar a jornalistas e demais convidados sobre a sua digressão pelo país e pelo estrangeiro.

Fundado nos anos 70, o grupo Galltones constitui uma das bandas mais resistentes do circuito musical moçambicano. Sempre iguais a si, este grupo, liderado por Ernesto Dzevo (Ximanganine), persiste, e muito bem, fazendo viver a marrabenta na sua alma. Esta é uma das bandas mais antigas e que continua se aguentando com mais de 40 anos de carreira, depois de ter sido fundado pelo músico António Marcos, que hoje segue uma carreira a solo.
Ao longo destes anos tem mantido o rigor de tocar o ritmo marrabenta, e por lá já passaram nomes sonantes como Aurélio Mondlane e Abílio Mandlazi, ambos falecidos. Abílio Mandlazi já foi um dos vocalistas e líder da banda. Actualmente, o bandolim que Ximanganine toca constitui o cartão de visitas dos Galltones, e ele é tido como único tocador deste instrumento, pelo menos do que se sabe até agora.
Noticias


Sem comentários: