segunda-feira, 27 de julho de 2009

Chonguiça homenageia maestro Sílvio Barbatos no Rio de Janeiro

O SAXOFONISTA moçambicano Moreira Chonguiça encontra-se no Brasil desde ontem (18/07/2009) a convite da produtora brasileira Sesi Música-Ritmo da Indústria, para um concerto especial de homenagem ao maestro Sílvio Barbatos, que perdeu a vida no acidente aéreo do passado dia 31 de Maio, quando o Air Bus A330, da companhia Air France, despenhou no Oceano Atlântico. O concerto vai ter lugar amanhã às 19 horas na famosa sala Cecília Meireles, na Praça Largo da Lapa, no centro do Rio de Janeiro.


A actuação deste que é um dos mais conceituados saxofonistas moçambicanos surgiu de alguns contactos que vinham sendo efectuados pela produtora, numa iniciativa em que se pretendia realizar um grande concerto este mês, com vários músicos famosos do mundo, sob a liderança do maestro Sílvio Barbatos.

Durante os preparativos, o maestro Sílvio viajou até ao Brasil onde ia tratar de assuntos ligados ao seu espectáculo com outros músicos entre os quais o saxofonista Moreira Porém, de regresso a Paris, o maestro, na companhia de outros 228 passageiros, nunca mais chegaria ao destino, uma vez que o avião no qual se fazia transportar despenhou no mar, pouco depois de sair do Rio de Janeiro.

É neste contexto que a produtora do evento, tendo já definido todos os contornos do que seria o “show”, decidiu apresentar o espectáculo como forma de prestar tributo a este grande maestro da música. Esta acção decorre do facto de alguns ensaios terem já sido realizados antes da morte do maestro, com alguns dos músicos convidados.

E esta é uma singela homenagem em que os músicos convidados tocarão parte das músicas do maestro Sílvio Barbato e, por sua vez, Moreira Chonguiça, com o seu saxofone, alegrará a grande plateia que estará presente, emprestando parte do seu saber e cantando com engenho e arte alguns dos temas que fazem parte do seu vasto repertório musical de luxo.

Para Moreira Chonguiça, este é um momento ímpar e muito especial porque sempre esperou um dia trabalhar ao lado do maestro Sílvio Barbatos. “Este era o momento por mim muito esperado. É daqueles sonhos não concretizados. Estava tudo a postos para nos encontrarmos neste espectáculo, mas, infelizmente, o destino pregou-nos uma partida, levando deste mundo o maestro. Mesmo assim, em sua homenagem darei o meu máximo de corpo e alma”, disse Moreira visivelmente emocionado.

Entretanto, este saxofonista faz capa da prestigiada revista norte-americana “Billboard”. Na revista, Chonguiça retrata parte do seu perfil, fazendo referência aos três “Grammys” ganhos recentemente na África do Sul, através da South Africa Music Awards.

E por causa desse feito o músico foi homenageado em Maputo pelos seus amigos, familiares e admiradores, numa cerimónia que decorreu em Maputo e que contou com a presença de membros do Governo.

notícias

Sem comentários: