segunda-feira, 20 de julho de 2009

Chonguiça apadrinha Escola de Música


O conceituado saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça está a realizar uma série de beneficiações à Escola Nacional de Música, com vista a melhorar a imagem e a performance educacional daquele estabelecimento de ensino de música no país.
Com efeito, a primeira acção do músico foi oferecer um cheque no valor de mil dólares americanos e posteriormente um outro cujo valor foi de 12 mil randes.

Com este dinheiro, a Escola Nacional de Música investiu na compra de equipamento musical, entre ele palitos para saxofone, cordas de guitarra, paquetes para bateria entre outros acessórios.

Por outro lado, Moreira Chonguiça promoveu e dinamizou a realização de wokrshops musicais entre os alunos da escola e o maestro americano Peter Mark, da Opera de Virgínia e que participa no V Festival Internacional de Música de Maputo. Os encontros entre Peter Mark e os alunos da Escola de Música estão a ser coordenados pelo saxofonista Moreira Chonguiça, que é, por sinal, uma das maiores atracções dos jovens músicos daquela instituição de ensino, e não só.

Entretanto, para reconhecer os feitos deste jovem músico em prol do desenvolvimento da música e da instituição onde ele estudou, o ministro da Educação e Cultura Aires Aly, visita esta manhã, pela primeira vez desde assumiu aquele cargo, a Escola Nacional de Música. Aires Aly pretende ver de perto o trabalho de Moreira Chonguiça e realçar o seu empenho no sentido de conferir maior qualidade ao ensino da música no país.

Por outro lado, Aly dirige-se àquela escola para ver os avanços registados no processo de ensino e aprendizagem a nível da música e inteirar-se ainda de uma série de actividades culturais que decorrem na escola, agora também com a intervenção deste conceituado saxofonista, que já arrecadou vários prestigiados prémios no mundo da música e que constituem um verdadeiro orgulho para o país.

Na visita a efectuar, um dos grandes objectivos do ministro Aires Aly, é o elogio público e o agradecimento ao prestigiado saxofonista Moreira Chonguiça considerado o “Padrinho” daquele estabelecimento de ensino pelo seu empenho e interesse em ver os petizes daquela escola a evoluírem e a terem o gosto pela música como uma profissão e “instrumento” para o seu auto-sustento.

O ministro da Educação e Cultura, define a visita como um momento para auscultar os petizes daquela escola nacional, explicando-os a sua importância tendo em conta o contributo que ela dá a muitos músicos moçambicanos que ali estudaram.

Moreira Chonguiça estudou naquela escola ainda pequeno, estando hoje a residir na cidade sul-africana do Cabo. Ele é uma das estrelas musicais que mais ilumina naquele país e no Continente Africano


Sem comentários: