segunda-feira, 2 de março de 2009

A Banda Nkhuvu de Stewart Sukuma


Banda Nkuvu A Banda Nkhuvu é constiuída por peças de um “puzzle”, recolhidas de vários grupos moçambicanos, que se ttransformou numa das mais faladas e queridas da actualidade no panorama da Música Popular Moçambicana. Com base na Banda Omuhipiti, liderada em tempos por Zé Pires, era uma alternativa ao Kapa Dech visando preencher uma lacuna no acompanhamento de solistas, como é o caso de Stewart Sukuma, em shows de pequena dimensão.
Essa banda acompanhou desde Stewart Sukuma até Xidiminguana passando por Filipe Mukenga e Roberto Isaías e outros e integrava elementos tais como o grande guitarrista de Música Popular, Bernardo Honwana, e o percussionista cubano Enrique Salas!

Em 2008, com o sucesso indiscutível do CD ‘Nkhuvu”, Stewart Sukuma senta-se à volta da fogueira com estes valorosos músicos e propõe o grande desafio: Construir uma banda de sonho; A decisão foi unânime: o grupo charmar-se-ia BANDA NKHUVU. A celebração da Música Popular Moçambicana!

Com Dodo, Nelton e Stelio na liderança, esta banda é hoje respeitada além- fronteiras, com vários convites para fazer shows em Angola e África do Sul.
O mais curioso é que cada elemento da Banda Nkhuvu compõe e dirige projectos musicais, tornando a mesma num potencial inesgotável de criatividade.

Esta banda é hoje responsável pelo sucesso de grande parte dos artistas que ela acompanha e mudou a forma como muita gente boa via os espectáculos ao vivo. Hoje a dinâmica é outra: Todo o mundo quer uma banda para suporte de shows ao vivo e a Nkhuvu, liderada por STEWART SUKUMA, é, em parte, responsável por essa mudança!

Agora fazemos o desafio a você desse lado: Conheça-os e siga os seus passos a caminho de dois dos maiores festivais de Jazz em África!

Capetown International Jazz Festival (3 e 4 de Abril} e Moçambique International Jazz Festival (10 e 11 de Abril ), do corrente ano.
ENJOY!


Nelton Miranda/viola baixo/director musical

Nativo de Quelimane, 33 anos de idade, filho de pai músico, multiinstrumentista, toca, para além de viola baixo, guitarra acústica, bateria e percussão.
É, também, produtor musical e arranjista, tendo trabalhado com Stewart Sukuma (Moçaambique ), Arsénio de Almeida ( França ) e Djaaka (Dinamarca ).
No Brasil, fez parte do primeiro Niteroi Musifest, Festival de Música Instrumental com várias oficinas.
Já gravou com Jimmy Dludlu, Hugh Masekela e Roberto Isaías. Iniciou a sua carreira na Continuadores e depois ingressou nos Sáldicos de Quelimane. Na banda toca viloa baixo e é um dos seus líderes.

Stelio Zoe/Bateria/percussão/voz/director musical
30 anos de idade, natural de Maputo, 20 de carreira musical, tendo a sua primeira apresentação sido aos 10 anos de idade, em 1989.
Integra os Kapa Dech em 2002.
Digressoes: 2001- Suécia, Banda Azul, RSA/Telefood Festival, 2003- Joy of Jazz Festival.
2005- Malawi Banda KaKana, Angola com Irinah.
2006- Angola com Matias Damásio, Maya Cool, Yuri Da Cunha.
2007- RSA com Jimmy Dudlu.
2008 Festival de Jazz da Matola/Jimmy Dludlu, Stewart Sukuma, Kakana e Lizha James. Gravaçóes: Jimmy Dludlu/Portrait, Hugh Masekela e Chico António (França) Considerado actualmente um dos melhores no seu instrumento. Outras bandas com quem colabora: Mingas, Jimmy Dludlu, Kakana, Banda Azul e Nondje.

Antonio "Dodo" Firmo Cabral Milisse /guitarra solo/director musical

Nasceu em Maputo em 1975. Desde cedo começou a tocar guitarra. É membro fundador de um concurso de novos talentos, passando, desde então, a integrar e a acompanhar bandas e músicos a solo, nacionais e estrangeiros de renome como Elvira Band, Wazimboo, Ray Phiri, Sonty, Filipe Mukenga, Maya Cool, Gil Semedo, Matias Damásio, Irmãos Verdade, Lizha James e Ancha, dentre outros.

Trabalha em estúdio dentro e fora do país, e é actualmente director da Neyma, Mingas, Stewart Sukuma e Banda N'khuvu. Como membro da banda Kapa Dech sagrou-se vencedor da primeira edição do “Music Crossroads” como melhor banda juvenil da região austral de África e com 2 discos gravados em Paris!
Bandas com quem colabora: Mingas, Roberto Isaias e Nondje.

Cizaquel “Ciza” Matlombe/voz & percussão
Natural de Nampula, em 1979, revelou-se no Fantástico, ganhando uma das edições deste programa de descobertas de novas vozes.

Vencedora do prémio de Melhor Canção, no Ngoma Moçambique 2007 e detentora de uma das melhores vozes da actualidade em Moçambique, faz parte da Banda Kapa Dech e segue uma carreira a solo em paralelo.

Em 2005 junta-se a grandes nomes da Música Popular Moçambicana: Stewart Sukuma, Roberto Isaias, Mingas, Hortencio Langa, Irinah, Wazimbo, Neyma, Dama do Bling, Marlene, Timbila Muzimba fazendo o suporte vocal.


Foi suporte também de Roger Moreira e Maya Cool e no Projecto Sem Fronteiras trabalhou com músicos da Berklee College of Music/USA/Boston.


Participacao vocal no CD Nkhuvu de Stewart Sukuma e, posteriormente convidada a fazer parte da Banda "Nkhuvu", onde passou pelo Moçambique Jazz Festival e Festival UMOJA.

Florinda “Filo” Cambula/voz & percussão
Maria Florinda Pascoal (Filo Cambula) nasceu em Maputo em 1984 na cidade de Maputo. Começou a cantar na igreja no ano 2000 e em 2002 passa a integrar o grupo de Gospel Springs of Life. Foi voz de suporte em duas edições do programa televisivo "Fama Show" da Soico Televisão.

Em 2005 junta-se a grandes nomes da Música Popular Moçambicana: Stewart Sukuma, Roberto Isaías, Mingas, Hortêncio Langa, Irinah, Wazimbo, Neyma, Dama do Bling, Marlene, Timbila Muzimba, fazendo o suporte vocal.

Foi suporte também de Roger Moreira, Maya Cool e no Projecto Sem Fronteiras trabalhou com músicos da Berklee College of Music/USA/Boston.

Participação vocal no CD Nkhuvu, de Stewart Sukuma, e posteriormente convidada a fazer parte da Banda "Nkhuvu" onde passou pelo Moçambique Jazz Festival. Esta menina tem uma voz de ouro e pode ser uma revelação na Música Popular Moçambicana

Emerson “Pappy” Miranda/teclado
Pappy Miranda, nasceu em 1982 em Quelimane. Em finais de 1997 integrou a banda Garimpeiros onde participou no Music Crossroads. Em 1999 fez parte da banda Sáldicos tomando o lugar do seu irmão Nelton Miranda que então acabara de se radicar em Maputo. Gravou quatro álbuns com os Garimpeiros e outro com os Sáldicos.

Em 2003 radicou-se na Beira onde fez parte de vários grupos, com destaque para os Djaaka com quem tocou em 2004 no Festival Artekenciel, nas Ilhas Reunião

Em 2007, já com a banda Nyacha, participa no Festival Mundial na Holanda. No término de 2007 radicou-se em Maputo. Em 2008 é convidado a fazer parte da Banda Nkhuvu e de vários shows. Participa no Moçambique Internacional Jazz Festival e no Festival Umoja, dentre outros.

Fernando “Nando” Morte/percussão e voz

Nasceu em Maputo, em 1983.
Em 1993 ingressa na Escola de Música da Continuadores. Em 1997 faz parte da Banda Projecto África. Em 1999 faz uma digressão pela Suécia.
Desde 2003 até a presente data é parte integrante do Projecto Umoja, que integra a RSA, o Zimbabwe, a Noruega e Moçambique. Para além de percussão toca teclados e é actor de teatro. Em 2008 é convidado a fazer parte da Banda Nkhuvu e de vários shows, participando no Moçambique Internacional Jazz Festival.

Fonte: 99fm

Sem comentários: