segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mfuma Ya Moçambique e Afro Star vencem em Sofala

A PROVÍNCIA de Sofala já apurou os seus representantes para a fase nacional da edição 2008/2009 do concurso musical juvenil Music Crossroads, aprazada para o primeiro semestre deste ano, num local ainda por definir. Trata-se das bandas Mfuma Ya Moçambique e Afro Star, vencedoras da fase provincial realizada há dias na Casa de Cultura da Beira e que contou com a participação de seis conjuntos beirenses.

Em princípio, a província de Sofala tinha que apurar apenas um representante para a fase nacional, tarefa que não foi nada fácil para o júri criado para o efeito devido as potencialidades dos conjuntos concorrentes, o que significa dizer que todos estavam em condições para transitar para a outra etapa.

Em todo o caso, o júri concluiu que duas bandas, nomeadamente Mfuma Ya Moçambique e Afro Star deveriam ser os representantes de Sofala. Mandoa, utse, maphadza, entre outros estilos de “raíz” garantiram que estes grupos pudessem obter sucesso nesta etapa muito pouco concorrida pelo público, talvez devido à fragilidade na divulgação do evento que teve a duração de dois dias na “Catedral das Artes” do Chiveve, que está na numa primeira fase da sua reabilitação.

Apesar desta fraca participação do público, todos os conjuntos, incluindo os que não conseguiram transitar para a fase nacional, nomeadamente Mitchitchi Band, N’tchena, Dholiro e Afriqueite, passearam a sua classe, cada um à sua maneira, tentando provar que reúnem condições para representar Sofala na derradeira etapa.

Os efeitos negativos da pandemia do HIV/SIDA, a feitiçaria, entre outros problemas que marcam o dia a dia das nossas comunidades evidenciaram-se nas composições apresentadas na fase provincial do CrossRoads. Para além da música, a dança esteve evidente no evento em alusão.

A província de Sofala já representou por várias vezes o país na fase regional africana do CrossRoads. As bandas N’fite, Nyacha, Mussodji e Djaaka são alguns exemplos, com os dois últimos a serem os vencedores das edições em que participaram.

O representante do Ministério de Educação e Cultura no acto, Aníbal Matine, reconheceu as capacidades dos participantes ao evento, tendo reiterado que Sofala possui um potencial enorme no que diz respeito à música tradicional.

Mesmo assim, Matine disse haver necessidade dos vencedores trabalharem arduamente para fazer frente a outros representantes de outras províncias que estarão na fase nacional que, em princípio, deverá acontecer neste semestre, na província de Manica ou na Zambézia.

EDUARDO SIXPENCE


Sem comentários: