segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Orlando da Conceicao, um homen de cultura

Para além de bom ouvinte do jazz, Professor Orlando é um verdadeiro homem de cultura, um artista completo e de mão cheia, pois não só cuida com perfeição dos sopros, como também tem passagem pelo cinema, teatro, pelas artes plásticas e pela dança, áreas que sempre o acompanham.

Por outro lado, ele não só toca o Jazz, mas executa com perfeição a música clássica e a ligeira moçambicana. Já muitas vezes partilhou um palco com figuras como Xidiminguana e Ximanganine (Ernesto Ndzevo).

Formado no antigo Centro dos Estudos Culturais, onde fez um curso de animadores culturais, depois da sua formação optou por se dedicar à música, mas também no mesmo aprendeu o teatro, as artes plásticas e a dança.

Depois de terminado o seu curso, foi à ex-União Soviética (Rússia) e também à Arménia, onde se especializou como director de orquestra de música clássica. Regressado ao país, porque cá não tinha uma orquestra de música clássica, preferiu dedicar-se ao Jazz, uma vez que no seu processo de formação havia aprendido quase todas as teorias do Jazz.

Ao Grupo Jazz de Maputo, Orlando da Conceição prefere dizer que eles são uma grande escola ambulante, pois aceitam a entrada para tocar de outras figuras que não sejam somente os que à partida compõem o grupo, como também por serem a nata inspiradora de muitos jovens que pretendem se dedicar a este género musical. Muitos dos jovens que hoje tocam Jazz, com seriedade, aprenderam do Grupo de Jazz de Maputo.

Ivan Mazuze, Moreira Chonguiça, Orlando Venhereque, Irinah são alguns dos vários exemplos que podem ser mencionados quando se fala de uma juventude que apostou no Jazz como forma de expressão artística e cultural.

SOUL ACÚSTICO PARA O JAZZ
A sétima edição do Projecto Soul Acústico, uma iniciativa que junta mestres da música e ou da poesia com jovens que se dedicam também à produção da música e da Literatura. Desta vez, o Soul Acústico vai se estender para o Professor Orlando, um conceituado mestre do Jazz, que partilhará o mesmo palco com jovens como Luka Mukavel, também um grande jovem se dedica à pesquisa de instrumentos e música tradicional. Ele aprendeu numa das maiores universidades africanas de Música que é a Universidade de Harare.

Paulo Macamo, músico, também estará em palco nesta homenagem ao Professor Orlando. Paulo Macamo é aluno do professor Orlando e hoje ele se encontra a estudar música na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane. Ele tem a capacidade de conservar o que é de base tradicional, de misturar isso com sons modernos, de jazzificar, mas sem perder a essência de uma e de outra coisa. É um excelente guitarrista, classifica Capela.

O mesmo acontecerá também com Eva, uma jovem cantora, que se dedica ao Gospel. Ela, que será acompanhada pelo jovem teclista Feat, é definida como uma jovem com uma perfeição vocal bem estruturada e afinada.

António Cabrita, docente de literatura em várias instituições de ensino superior no nosso país, vai proceder à leitura de textos e poemas da sua autoria. Ele é um professor de literatura que, à par de Orlando da Conceição, sempre se mostrou aberto a apoiar jovens a vários níveis, para além de ser um poeta excelente.
Quanto às The Dream’s, elas são um grupo de jovens que aparecem como uma revelação, serão lançadas na noite de homenagem ao um mestre, como forma de receberem a crítica necessária.
Francisco Manjate

Sem comentários: