segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Disco de Amável é lançado


É LANÇADO hoje (12/12/2008) às 20.00 horas no Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, o disco do guitarrista Amável Pinto (Amável), intitulado “Uni Verso”. O álbum conta com 14 faixas musicais, e foi produzido, misturado e masterizado no estúdio de Amável.


Em palco Amável estará com Paíto Tcheco, que vai tocar bateria; Nádia, que estará com a segunda guitarra, e Gerson, que cuidará da viola baixo.

Paíto Tcheco trabalhou ao lado de Amável para a produção do disco e tocou bateria, viola baixo e fez percussão. Amável fez todas as guitarras e Nádia teve a participação com guitarra ritmo, para além de o disco contar com um tema seu. Por outro lado, participaram dois italianos Giuseppe Millici e Gaeteano, que tocaram harmónica e saxofone, respectivamente.

Amanhã o guitarrista vai tocar à frente da loja Gringo e no dia 19 deste mês, vai lançar o seu disco na cidade da Beira, em Sofala, no espaço Miramar.

Para o músico, a diferença que há entre o primeiro e o segundo discos reside no facto de o primeiro ter sido a súmula de uma carreira de cerca de 20 anos, enquanto que o mais recente é a experiência de três anos de um trabalho com muita intensidade, vigor e vontade de querer continuar a trabalhar mais e melhor. “A partir daqui é só empreender uma viagem sem regresso. Já não pode haver mais paragens. Não temos que esperar mais ou aguentar mais de 20 anos”, diz Amável.

Em “Uni Verso” estão patentes as suas marcas, aliás, a sua característica, sendo que o disco é atravessado por ritmos como Rock, a Marrabenta e a música Clássica.

Há um ideal muito forte em relação àquilo que são as suas sonoridades. Por outro lado, está presente a filosofia musical de Fanny Mpfumo. Mas também, sente-se um Amável mais amadurecido pelo tempo, pelas experiências acumuladas, pelas relações vividas com os demais artistas, mais liberto à busca de outras sonoridades na guitarra.

“Procurei sonoridades totalmente diferentes das do primeiro disco, timbres novos e afastados daquilo que as pessoas conhecem. É um disco muito espiritual.

“A marrabenta está aqui, comigo. Ela vive comigo, por isso o Fanny Mpfumo está também presente e visível, porque ele é um clássico e eu o admiro. O rock eu o conheço perfeitamente, pois foi a minha primeira escola. Quanto à música clássica, essa foi o que sempre quis e pesquisei muito. Esses três ritmos estão presentes e sempre me acompanham”, comenta.
A produção do seu disco contou com apoios como Gringo, Millennium bim, Marina Trading, National Sigles e Restaurante O Viajante.

O disco tem vários temas, entre os quais “Minha Terra”, “Rascunho”, “A Voz”, “Tocar Viola”, “Ventos do Além”, “Then you Came”, “Uni Verso”, “Mamana Elidia”, “Nádia Marrabenta” e “Depois da Dor”.

Actualmente Amável está a dar aulas de guitarra clássica na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane. Ele está ligado àquela instituição de ensino superior desde Março, altura em que foi contratado. “A guitarra clássica foi o que me faltou quando comecei o meu projecto. Já tinha ritmos como rock e marrabenta, mas para completar o meu projecto me faltava a guitarra clássica”.

Ele está a trabalhar com turmas do 1º, 2º e 3º anos, perfazendo cerca de 30 alunos.
Amável Pinto é formado em Guitarra Clássica pela Universidade da África do Sul (UNISA).

notícias


Sem comentários: