segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Comissão nega título de herói nacional a Bob Marley


Bob Marley recebeu a Ordem ao Mérito pouco antes de morrer Uma comissão que analisa as honras nacionais na Jamaica decidiu não dar ao ídolo da música Bob Marley o título póstumo de Herói Nacional – a mais alta distinção do país. Pela lei jamaicana, a Ordem do Herói Nacional é um título dedicado aos cidadãos que “prestaram serviços da natureza mais distinta para a Jamaica”.

Segundo a comissão, apesar do sucesso de Bob Marley na música, as conquistas do músico não são suficientes para que ele receba o título.
Apesar disso, a comissão afirmou que irá sugerir ao Parlamento a criação de um novo título de distinção – a Ordem do Patrimônio Jamaicano, que se tornaria o segundo maior título para ícones culturais do país.


'Herói'
Pouco antes de sua morte, em 1981, Bob Marley recebeu o terceiro título de maior distinção na Jamaica , a Ordem ao Mérito.
Após sua morte, teve início uma campanha para tornar o músico, conhecido por ser um ícone do estilo musical reggae, um herói nacional reconhecido pelo governo.


Apenas sete pessoas receberam a Ordem do Herói Nacional na Jamaica – todas elas lutaram contra o colonialismo ou contra a escravidão no país.

Segundo o sociólogo Leachim Semaj, que ministrou, em 2007, a Aula Bob Marley na Universidade das Índias Ocidentais, a população já honrou o músico com o título, apesar da falta de reconhecimento do governo.

O Banco da Jamaica lança moeda com perfil de Bob Marley


“A Jamaica já honrou Bob Marley. Não precisamos do reconhecimento do governo”, disse.
A decisão final sobre inclusão do músico na lista oficial dos heróis nacionais jamaicanos será feita por um comitê especial do Parlamento no próximo ano.

Bob Marley ganha estátua em cidade da Sérvia

Shows na Etiópia comemoram 60 anos de Bob Marley



Sem comentários: