segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Top dos Mais Queridos/2008 homenageia Teta Lando; Mamukuenu, Paulo Flores e Yola Semedo


O espectáculo de consagração da edição 2008 do Top dos Mais Queridos terá lugar no próximo dia 3 de Outubro, a partir das 20 horas no Cine Atlântico, em Luanda, numa singela homenagem da Rádio Nacional de Angola (RNA) ao músico Alberto Teta Lando. De acordo com Sebastião Lino, director do Canal A do grupo RNA, a vasta obra musical e a contribuição prestada por Alberto Teta Lando para a valorização da cultura angolana são as principais referências que levam este órgão a homenagear um dos mais importantes artistas angolanos.

Referiu que para creditar a homenagem ao autor de “Funge de Domingo”, a RNA convidou a participarem no espectáculo os artistas Mário Gama (companheiro de longa data do malogrado Teta Lando, que na altura tocava apenas guitarra), Dionísio Rocha (contemporâneo e colega de arte), Lina Alexandre, Patrícia Faria e Jeff Brown acompanhado pelo grupo KCY do Bié.

Sebastião Lino afirmou que a comissão organizadora do Top dos Mais Queridos já fez o apuramento dos dez artistas mais votados pelos ouvintes da RNA. Assim sendo, estão apurados o artista Socorro, da província do Uíje, Melvy, Paulo Flores, Ary, o kudurista Bruno M, Konde, Didelas, Yuri da Cunha, Cristo e Maya Cool.


O director do Canal A da RNA assegurou que dos dez artistas apurados para a fase final, apenas três serão premiados, cabendo ao primeiro classificado a quantia de quinze mil dólares, ao segundo oito mil e ao terceiro cinco mil. O Grande Prémio da Crítica, uma distinção especial cuja atribuição não está confinada aos músicos apurados, está avaliado em 10 mil dólares.

“Até ao dia da realização do espectáculo de consagração, os ouvintes da RNA poderão continuar a votar, apenas nos dez artistas apurados. A organização tem recebido milhares de votos provenientes do interior do país, particularmente nesta fase final”, disse Sebastião Lino.

Aquele responsável do concurso musical referiu, por outro lado, que semanalmente a organização do Top dos Mais Queridos tem realizado sorteios dos boletins de voto nos programas “Manhã Informativa” e “Geração Viva”, à sexta-feira, no “Discolândia”, ao sábado, e no “Manhã de domingo”.

“Na Rádio Luanda, os sorteios realizam-se à sexta-feira nos programas “Tarde Viva” e “Viva a Noite”. Nas Emissoras Provinciais do “Grupo RNA” em todo o território nacional realizam-se emissões especiais sobre o concurso com sorteios de vários prémios”, frisou.

Para o espectáculo de consagração do concurso, Sebastião Lino assegurou que será colocado à venda um número limitado de bilhetes ao preço único de dois mil e quinhentos kwanzas.

Note-se que o ano passado foi vencedor do Top dos Mais Queridos o músico Matias Damásio, que obteve um total de 833 mil e 100 votos. Na segunda posição ficou Maya Cool enquanto que o terceiro lugar foi ocupado pelo agrupamento folclórico Tunjila Tuajokota, de Malanje. O Grande Prémio da Crítica foi entregue ao cantor e compositor Lulas da Paixão, pelo tema "Garan".

No ano passado, a organização do Top dos Mais Queridos procedeu igualmente a entrega de menções honrosas no valor de 700 dólares aos artistas Tata Ngana, Mamukuenu, Paulo Flores e Yola Semedo.
Leia mais sobre Teta Lando...

Sem comentários: