segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Cantor Angolano Pedro Gunza vence variante 2008

O músico e compositor Pedro Gunza sagrou-se, no último fim de semana (25/10/2008), vencedor da fase final do Festival Musical Variante 2008, ao totalizar 229 pontos.

Em segundo e terceiro lugares posicionaram-se a cantora Luísa Damião e José Gomes Inácio, com 216 e 208 pontos, respectivamente.

Na ocasião, Pedro Gunza mostrou-se satisfeito pela conquista do título, referindo ser um lugar conquistado com muito sacrifício, acrescentando que tudo fará, no sentido de representar da melhor forma possível a província de Malanje no concurso nacional do variante 2008, a decorrer a 1 de Novembro, em Malanje.

O cantor e compositor disse que o alcance do primeiro lugar deveu-se ao empenho nos trabalhos de preparação e composição da música, com o título "Tio Ganje", que interpretou durante o concurso.

Por seu turno, a cantora Luísa Damião, segunda classificada, disse sentir-se elogiada pelo facto, esperando melhorar a prestação nos próximos concursos e "cimentar" o seu nome no mosaico da música angolana.

"Sinto-me satisfeita e espero representar a província de Malanje na voz feminina e se possível sagrar-me vencedora", sustentou.

Já o terceiro classificado, o cantor José Gomes Inácio, que interpretou a canção intitulada "Camassa", que retrata o símbolo da Palanca Negra na camisola da selecção angolana de futebol, disse que a sua inspiração parte pelo patriotismo demonstrado pelos jogadores ao representarem o país no exterior.

O cantor pediu a Direcção da Cultura através do seu Ministério, a prestar apoios no sentido de desenvolver a província, com actividades músico-culturais e a promoção dos artistas jovens nos altos concertos musicais.

No acto de encerramento do evento, o chefe do Departamento Provincial da Cultura, Sebastião Muzombo, congratulou-se pelo empenho dos concorrentes, sobretudo pelos talentos demonstrados, perspectivando dias melhores da Cultura na província.

O responsável mostrou-se, por outro lado, satisfeito pela homenagem prestada pelo grupo tradicional Cangingas do Ritondo, as danças culturais da região de Malanje, bem como aos hábitos e costumes de várias zonas da província.

O concurso variante cultural contou com a participação de 12 artistas e premiou os três primeiros classificados, com valores de 400, 200 e 150 dólares americanos (USD).

Sem comentários: