segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Uma nova estrela que se junta a constelação de músicos da nova geração


E Moçambicana, nasceu há 19 anos na “terra do arco-íris”, Africa do Sul. Cedo começou a cantar, influenciada pelos seus progenitores, músicos moçambicanos emigrantes naquele pais. Filho de peixe se não nadasse não o seria. Seu nome artístico: Mary, uma nova estrela a juntar-se a grande constelação de novos artistas desta Pérola do Indico.

Só agora se profissionalizou com o lançamento de duas canções com o titulo “Falo do Coração” e “Don’t Touch Me”, frequentemente tocadas nas rádios. “Falo do Coração” foi lançado há alguns meses como single de estreia.

Mantivemos esta conversa nos estúdios da N’Studio, sua editora, a propósito do lançamento do seu primeiro vídeo clip “Don’t Touch Me”, que já roda nos principais programas musicais nas televisões do pais.

99fm – Acabas de lançar um vídeo clip, ainda estas no anonimato, certamente que os vêem o clip gostariam de saber que a Mary e. Diga-nos quem e de onde vem e de que material e feita a cantora Mary?
Mary: A Mary e uma moca de 19 anos, natural de Africa do Sul. Mudei de nacionalidade para a moçambicana há pouco tempo. Comecei a cantar ainda pequena. Só comecei a cantar profissionalmente agora, este ano.

99fm – Começaste a cantar este ano. A cantar o que?
Mary: Gravei a minha primeira musica este ano em Janeiro com o Mr. Bow. O titulo da musica e “Falo do Coração”. Gravei a minha segunda musica depois que participei num concurso de descoberta de talentos que foi o estrela POP, onde permaneci ate a sexta gala. Imediatamente após a minha saída lancei a minha segunda musica e, recentemente, gravei o meu primeiro vídeo clip da musica “Don’t Touch Me”. O vídeo agora esta nas televisões. Esta musica foi produzida por Mr.Bow, quem fez o beat foi o Mr. Dino. O vídeo da cancro fiz com o Agostinho da N’Studio. A primeira musica e um Ragga (uma fusao) e a segunda e um R&B.

99fm – O que diz a musica “Don’t Touch Me”?
Mary: A Musica “Dont Touch Me” e mais para os players (jogadores), homens que constumam enganar muito as mulheres. Falo de uma moca que nao quer se deixar enganar pelo damo. Ela diz que nao vai ser enganada por ele e ele comeca a insistir dizendo ele quer estar com ela, mas ela nao quer porque ele e um player.

99fm: Comecaste a cantar crianca. Despertaste o talento prococemente? Tens alguem na familia com o bichinho do canto?
Mary: Meu pai e minha mae cantavam ha muito tempo. Eles tinham um espaco chamado “Decibel” onde todos os musicos mocambicanos, os da velha guarda iam cantar. Eles organizavam espectaculos so que, infelizmente, minha mae deixou de cantar e foi para a Africa do Sul. Depois foi a vez do meu pai deixar de cantar e rumar tambem para a John. Agora meu pai esta a recomecar a cantar. Ele organziza algumas bandas, alguns musicos da velha guarda, o que fazia antes. Me inspiro mais nos meus pais e tambem em musicos internacionais como a Beyonce, gosto muito do timbre da voz dela. Ca gosto da Mingas

No Decibel cantavam musicos como Wazimbo, Mingas, e outros. O promotor era meu pai conhecido nos meandros artisticos pelo nome de Chavita. A cota e conhecida Kate, mas ela chama-se Fatima.

99fm – Depois do lancamento das musicas e do video clip, o que esperas alcancar. Quais sao as suas expectiativas? Quais sao os seus planos?
Mary: Eu quero chegar num nivel em que todo o mundo vai respeitar aquilo que faco porque faco por gosto e nao pela fama. Nao e pelo dinheiro, nao e porque quero ganhar dinheiro, canto porque gosto de cantar, desde crianca. Nao canto para ser “rich and famous”, e por amor a musica. Acho que as pessoas vao me receber bem, vou tentar criar as condicoes, vou fazer por merecer cantando musicas com sentido, nao vazias em conteudo. O que e mais importante na musica e a mensagem, nao interessa o estilo. O que eu vou tentar fazer e criar boa musica com mensagem para que as pessoas possam a receber bem.

99fm - Desde que lancaste o video as pessoas te reconhecem na rua?
Mary: Ya! Algumas pessoas me reconhecem, outras nao porque eu gosto sempre de mudar de look, nao sou a mesma todo o tempo, sou mulher camaleoa, ando sempre diferente, gosto de estar sempre diferente. Hoje posso estar com este penteado e noutro dia com outro. Me transmuto, metamorfoseio a cada instante. As vezes podem olhar para mim e dizer a cara dela nao e estranha, mas nao me reconhecem de imediato. Tem pessoas corajosas que se aproximam de mim na rua e pergunta “tu nao estavas no estrela pop”. Mas acho que isso e porque as pessoas estao a receber bem o meu trabalho, recebo muitas telefonemas de pessoas a me parabenizando pelo video, dizem que o video esta bom e a musica tambem.

99fm – Mulher camaleoa, es uma autentica mutante. E no aspecto musical tambem es camaleoa, navegas em varios estilos ou num unico?
Mary: O estilo de musica que eu gostaria de fazer e classico. Gosto de um estilo mais cool, gostaria de fazer jazz, musicas mais calmas. Nao gosto de musicas agitadas porque acho que nao combianm com o meu timbre de voz. Canto mais a vontade as musica calmas.

Como aqui em Maputo e dificil aparecer do nada com um estilo proprio, aquele com que nos identificamos, achei melhor fazer musica comercial. Um pouco comercial para as pessoas se agitarem um bocado e, depois para completar o meu album, vou fazer umas musicas jazz para ver qual o estilo de musica vai ser bem recebido. Se for o jazz vou continuar com o jazz. No fundo gostaria de fazer um album de jazz, eu sei que nao vou cantar so no coconuts, terei de cantar em sitios mais ins com banda. O meu sonho e ser artista de palco, fazer espectaculos ao vivo, por isso gostaria de cantar com banda. Talvez porque os meus pais cantavam com banda.

99fm – Achas isso possivel possivel em Mocambique, onde o playback reina? Porque os musicos sao mais cosmeticos do que reais cantores?
Mary: Acho que e possivel, eu nao sei tocar, mas sei acompanhar uma banda, ja estou a comecar a aprender a tocar ...(que instrumento). O que acontece com os musicos mocambicanos, talvez por causa do estilo que e Mpandza, e dificil um acompanhamento com banda. Mas eu acho que e possivel sim cantar com banda, quem canta com banda e valorizado, quem canta com banda e uma pessoa que canta de verdade como profissional. Cantar com banda significa que tu vais mostrar aquilo que sabes, vais mostrar que es um cantor. Revela o artista que existe dentro de si.

Em playback, as maquinas fazem tudo. O computador faz tudo, mete as vozes, faz as afinacoes. Mas como cantor tens que mostrar a tua veia e os dotes vocais. Sabes que nao se desafina em playback. Se depender de mim todos os espectaculos em que vou fazer parte cantarei com banda, esse e o meu sonho. Quem sabe um dia vou ter a minha banda e poderei fazer o estilo de musica do meu gosto. Agora o mercado determina.

99fm - Que achas do panorama musical mocambique ha lugar para ti?
Mary: Acho que de ha uns dias para ca tenho tido espaco. So falta eu aparecer um pouco mais, ter mais presenca. Ainda nao fui a televisao falar do video e das minhas musicas. Talvez agora com o video fora as coisas vao melhorar porque aqui em Maputo sem video tu nao es nada. Um dia vou chegar la.

99fm – Quando e onde exactamente nasceste?
Mary: Nasci no dia 18 de Novembro de 1989, em Tembisa, na Africa do Sul, onde vive ate aos catorze anos. Vim para ca ha uns seis anos. Por isso canto em Ingles, gostaria de cantar em portugues.

Sem comentários: