segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Grupo Big Squad prepara "tournée" inter-provincial para Setembro

Luanda – Depois da sessão de venda e assinatura de autógrafos no dia 29 de Junho na capital do país, o grupo angolano de rap Big Squad perspectiva para o próximo mês uma digressão às províncias de Benguela, Kwanza Sul, Namibe e Huila, onde além de comercializar o disco “Evolução” prevê realizar espectáculos.

A informação foi hoje, segunda-feira, avançada à Angop, por Rui Lourenço Mateus “Scott D”, um dos integrantes do grupo, acrescentando que depois destas localidades, as próximas paradas serão Malanje, Bié, Huambo e Cunene, estando para o efeito reservadas duas mil cópias da primeira obra discográfica do agrupamento.

Segundo explicou o rapper, a deslocação às províncias de Malange, Huambo, Bié e Cunene ainda não tem data prevista, por estar a depender do resultado das vendas na primeira digressão, pelo que poderá acontecer apenas em 2009, caso os discos esgotem, dada a presumível demora na reedição.

“Os dois mil exemplares disponíveis para as províncias do Namibe, Benguela, Kwanza Sul, e Huila, são parte dos que restaram dos cinco mil editados para a estreia da Big Squad no mercado musical angolano” – referiu o artista, sublinhando estar o grupo satisfeito com o “feed back” do público.

Relativamente à sessão de venda e assinatura de autógrafos na portaria do Cine Atlântico, disse ter sido boa, visto que mesmo com o pouco tempo de promoção do álbum, se conseguiu comercializar mais de duas mil cópias, ultrapassando a expectativa do grupo que canta desde 1993.

Formado por três primos: Rui Lourenço Mateus “Scott D”, Adilson Baptista Mateus “Mbimby Ya Nzamby” e Celso Mateus Baptista “Devorant”, o grupo Big Squad faz parte do elenco que na década de 90 contribuiu para o impulsionamento do movimento hip hop no país, liderado pelo SSP.

Durante algum tempo, o grupo andou no esquecimento por relegar a música para segundo plano em detrimento da formação e emprego. Hoje mais maduros e melhor organizados, o grupo colocou no mercado o álbum “Evolução”, editado na África do sul com 17 faixas musicais.

Gravado, misturado na produtora Killa Record (Angola), o disco contou com as participações de Wiza, Totó, Mega Fofo, Jack Kanga, Killa Nigga, Tina Key, Action Nigga dos Géneses, Nasty dos Mess e Beder dos VIP. As músicas contidas no mesmo foram interpretadas em português, kimbundo e inglês.

Além do intro, compõem a obra, os temas Direitos Iguais, Proverbios, Dia do Homem, Raízes, Estar em Angola, Crunk, Big Squad Cá Está, Desculpa, Caximidite, Desculpa 2, Estar em Amgola (Remix), Lição Amorosa, Falar de Terra, Soldjas, Frutos Perdidos e Divórcio, concebidos nos estilos Rap e R&B.

Angop

Sem comentários: