segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Conheca a banda Nyacha da Beira


Banda musical Nyacha surge no dia 07 de Abril de 2002 na cidade da Beira, Moçambique quando 2 elementos decidem juntar os restantes para juntos investigarem os ritmos tradicionais típicos de Moçambique (Timóteo e Elidio).


Depois desta junção investigou-se os ritmos e tivemos o primeiro concerto no dia 16 de Junho de 2002 na Beira (Pavilhão dos Desportos).

Depois de muito desempenho, a banda participa pela premeria vez no ‘Festival de Luta Contra o SIDA’ e classifica-se em 1° lugar, prémio melhor banda com a música ‘SIDA Ino Raia’ (‘SIDA Mata’ tradução em Português) no dia 01 de Dezembro de 2002.

No dia 16 de Dezembro participa no ‘Festival Verão Amarelo’ e classificado com 1° lugar prémio melhor banda revelação com a música ‘Sia Piaco’ (‘Deixa Só’ tradução em Português).

Em 2003, a banda participa pala primeira vez no ‘Festival de Música Crossroads’ onde foi o vencedor à nível nacional com o prémio melhor banda.

Participou no ‘Festival Inter-Regional da Africa Austral’ na Tanzânia e teve como prémio gravação de uma colectania de música denominada ‘Mozambique Songs for Life’.

Em 2004, a banda já reconhecida e convidada a participar com uma música numa série de novela denominada ‘Solcity’.

Com muito trabalho e forca não parou de trabalhar, teve o prémio rádio Miramar com melhor banda do top (Miratop).

Em 2004/5 grava o seu 1° CD da música tradicional que ainda não foi editado.

Em 2006 a banda é convidado a participar no ‘Festival Mundial de Tilburg’ na Holanda, com o bom despenho a Mundial Produções. Convida novamente em 2007 para o torneio de Março, no final grava 2° temas musicas na colectania ‘Mundial Move’, com vários artistas da Africa.

Em 2008 a Mundial Produções convida a banda para um torneio na Ásia (Vietname) - uma nova experiência e muito positiva para banda porque conseguiu levantar a alegria dos Vietnameses.

Não paramos de trabalhar porque temos ainda muitos sonhos para concretizar.

Nosso maior desejo neste momento é trabalhar com crianças órfãs vitimas do HIV/SIDA e jovens portadores de várias doenças. Sabendo que a banda neste momento tem trabalhado com o orfanato ‘Jocum’. Pretendemos trabalhar com mais orfanatos e associações que existem.

Concertos realizados desde a existência da banda: 180 concertos
Workshops realizados desde a existência da banda: 35 workshops

Sem comentários: