segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Entrevista com a Dama do Bling


Entrevista com a Dama do Bling, a nova rainha da musica moçambicana. Encontra-mo-la no intervalo de mais uma gravação, nos estúdios da RAM. Mesmo ocupadíssima aceitou manter uma conversa sobre os seus projectos. Dama do Bling (Ivannea José), A rainha do Hip Hop nacional, nasceu em 1979 em Maputo, e começou a cantar ainda adolescente antes de saltar para a ribalta em 2005, quando participou em algumas musicas de Lizha James.

Em 2006 lança o seu primeiro sucesso, o single “Haterz” e logo a seguir tira o seu primeiro álbum auto intitulado Dama do Bling, com algumas participações de peso de artistas locais, nomeadamente Catya, Denny OG, DRP, Hernâni e a própria Lizha James. Um ano mais tarde ela lançou o álbum ‘Chamadas Para A Bling’ (contando com a participação dos artistas Lizha, Denny OG, Doppas, Yara da Silva,Valdemiro José and Azagaia..

Ao longo da sua curta carreira conseguiu arrecadar dois prestigiados prémios como melhor cantora feminina da Africa Austral no canal televisivo sul-africano, Channel O, com a cancro “Dança do remexe”. Dama do Bling, na sua primeira participação, foi laureada com prémios das categorias de “Melhor Vídeo da Região Austral de África e Melhor Vídeo Feminino”.

Eis a entrevista com 99fm.

99fm: Que fazes actualmente para alem dos shows?
Bling: Estou a gravar algumas musicas, gravei umas e seis ou oito, não vai sair um álbum, não vou lançar um álbum de originais. Estamos ainda a decidir se vamos fazer uma reedição do ultimo album,com a incorporação das musicas que estou a gravar. Do momento estou em estúdio a gravar e vamos depois nos sentar e escolher as faixas que vamos usar no álbum, mas e tudo inédito.

99fm: Como e que vai a sua carreira?
Bling: Desde que começamos, nos da bang temos nos esforçado para a inovar, desde o lançamento do meus álbuns, do site, o meu e o da lizha e o do meu livro “Diário do Meu Reverendo”. A minha carreira esta a andar de vento em pompa. A lizha e eu gravamos os vídeo clips das novas musicas no mes passado e deveremos lançar brevemente.

99fm: O teu livro esta a vender alguma coisa?
Bling: Mais ou menos, porque o povo moçambicano não tem cultura de leitura, as pessoas gostam de ouvir musica e dançar. Vender bem não estou a vender muito, compram os que são meus fas pois poucas pessoas lêem, mas acredito que não chega a 20 por cento de vendas.

99fm: Sabe dizer quantos?
Bling: Não faço ideia de quantos vendemos, as editoras nos dizem que esta a vender bem. Só sei que não vende mais que os meus discos.

99fm: Sente que existe algum conflito de gerações entre vocês e a velha guarda?
Bling: E complicado, quando se diz nova geração, não sei de que se fala, se e da minha geração. Eu já não me considero nova geração. Nova geração pode ser um musico que acaba de entrar na industria da musica. Mas para mim e complicado dizer algo em torno disso porque a chamada velha guarda e nova tem trabalhado juntos. No principio houve esse pequeno conflito (fricção), mas não era no sentido de desestabilizar a musica moçambicana, eu acho que eles sentiam-se um bocadinho fechados em termos de espaço. Mas acabamos notando que cada musico tem o seu espaço, seja ele velho ou jovem, de que estilo de musica for, há sempre espaço para todos os estilos de musica, cada musico tem o seu espaço, independentemente do estilo que cada um faz.

99fm: Porque deixou o direito e preferiu a musica?
Bling: Decidi cantar porque estou a gostar daquilo que faço. Me faz feliz, todos os dias consigo viver da musica, pago as minhas contas, estou bem e principalmente porque estou a fazer algo de que e gosto. Conforme um ditado popular “quem corre por gosto não cansa, nem?”.

99fm: As pessoas dizem que és um pouco escandalosa? Compras esse argumento?
Bling: Eu acho que não. Eu sou irreverente, agora escandalosa, não! Eu considero-me irreverente, tem tudo a ver com a minha maneira de ser. Acho que posso ser uma pessoa ousada, de certa forma alguém que faz e diz o que pensa, isso e mais pela irreverência e não pelo escândalo.

99fm: A irreverência e típica da juventude ou os músicos se tornam irreverentes pela fama?
Bling: Acho que e forma da pessoa estar na musica, fazer e dizer aquilo que quer, e a forma de a pessoa se apresentar, isso e que faz com que a pessoa seja irreverente. Ou seja a pessoa apresenta-se de forma pouco vulgar ou fora do comum. E o que torna a pessoa assim especial, fora do comum daquilo que base aceitável pela sociedade.

99fm: As pessoas não aceitam essa forma de ser?
Bling: Não e uma questão de aceitarem. E que as pessoas se assustam pelas coisas diferentes. As pessoas tem a tendência de não receberem bem o novo porque e algo nunca visto. Mas quando fazem um momento de pausa e tentam entender chegam a conclusas de que não e uma coisa ma nem boa e só diferente.

Cortesia da www.99fm.co.mz


Sem comentários: