segunda-feira, 9 de junho de 2008

Zavala palco de celebração da timbila


REALIZA-SE nos dias 14 e 15 de Junho próximo, na vila de Quissico, distrito de Zavala, na província de Inhambane, um festival de celebração da timbila, um programa que tem em vista promover e divulgar esta expressão artístico-cultural que foi elevada à categoria de Património Cultural da Humanidade. Organizada pelo Governo, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC), no quadro das responsabilidades do Estado, a celebração do evento visa ainda vincar a importância da sua protecção, preservação e valorização da timbila como um bem cultural nacional e da Humanidade.

Com efeito, o primeiro dia do programa da celebração será dedicado à realização de um seminário, no qual serão debatidas as acções práticas da preservação da timbila, bem como a prática do turismo cultural e os mecanismos de valorização daquele património cultural. Nesta acção serão envolvidos os praticantes, operadores turísticos, investigadores e etnomusicólogos, que irão traçar as linhas-mestras sobre o melhor aproveitamento e definir estratégias de dar a conhecer e utilização, de forma sustentável, da timbila.



O segundo dia do evento está reservado ao festival propriamente dito, que vai ter como base o intercâmbio entre os grupos praticantes desta expressão. Estarão ainda presentes orquestras constituídas por jovens e crianças, bem como aquelas formadas por gente há muito experimentada na área.
Um comunicado do Ministério da Educação e Cultura ontem recebido na nossa Redacção refere que no evento estarão presentes dirigentes do país, a população no geral, personalidades nacionais e estrangeiras, entre outros.

“Através de instituições vocacionais, igualmente o Ministério da Educação e Cultura tem vindo a realizar acções de salvaguarda do nyau e da timbila, lançando ao consumo do público brochuras, livros e ainda continuação de estudos e debates envolvendo intelectuais e os próprios praticantes das expressões”, diz o comunicado do MEC.
Diz ainda o documento que temos vindo a citar, que relacionado com a expressão timbila, em parceria com algumas instituições nacionais e estrangeiras, o Ministério da Educação e Cultura tem vindo a implementar um plano de acções para a preservação, disseminação e protecção do mwenje, a árvore da qual se produz a madeira utilizada na fabricação dos instrumentos usados pelas orquestras.

Sob proposta do Governo de Moçambique, a timbila foi proclamada Obra Prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade a 25 de Novembro de 2005 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Celso,adoreo "ver" este teu blog e fiquei muito contente de ter descoberto a tua coligação ao Portal do Elos.
Sou Moçambicana de Lourenço Marques/Maputo e pertenço á Gerência do AMS, publiquei um post no sobre As tibila com o Nick cf_1959 no Elos.
Adoro a música, a dança e pertenci ao grupo cultural da Escola Industrial 1º de Maio em Maputo com muito orgulho.
Sejam Bem vindos
Cisbela Ferrão
http://groups.msn.com/A-M-S--Amigos-de-ManicaSofala/porta1.msnw

Kanimambo

Anónimo disse...

*Deve ler-se As Timbila

ou A Mbila

Cisbela Ferrão

Editor - CelsoAmade disse...

Cisbela ferrao,
Embora um tanto quanto atrasado, quero agradecer pelo comentario.
Realmente nao existe no mundo som igual a timbila. quem ja experimentou dancar o ritmo da timbila nao esquece jamais.

Voce ja se cadastrou no www.mbila.blogspot.com?