domingo, 18 de maio de 2008

Entrevista com Helvio

EventosMZ -Como é que se sente em Moçambique? (EventosMZ)
Hélvio : Sinto-me muito bem como se estivesse em casa, como se diz em todos os países Africanos temos uma historia de vida muito parecida o que nos faz sentir em casa quando estamos no nosso território. (Hélvio)


EventosMZ- Quantas vezes é que já esteve aqui em Moçambique?
Hélvio : Já estive cá duas vezes pelo Big Brother, mas desta vez tive a oportunidade de fazer mais espectáculos, sendo que da vez passada que vim foi no ano passado e só fiz 1 espectáculo e desta fiz 3 espectáculos.
EventosMZ - Que balanço faz a sua carreira até aqui?

Hélvio : “Com +tempo aprofundaria + esta questão”, mas diz que: para os objectivos que ele pretendo alcançar, acho que esta de boa saúde e prometo dar muita musica e permitir que as pessoas cheguem mais ao Hélvio (aquele que muita gente não conhece no palco e como artista).
EventosMZ -Há quanto tempo é que cantas?

Hélvio : Canto desde miúdo (tinha 6anos quando dançava “em palco”), + tinha já os meus 12 anos quando entrei para cantar em palco.

EventosMZ -Quais são os títulos dos seus álbuns?
Hélvio : Eu tenho somente dois álbuns dos quais o ultimo se chama “Lua Dela” que é um tema escrito por Círio Cruz que é um compositor que me tem acompanhado bastante. E também o primeiro que é o “Muximawamie” que ja tem 2 anos.
EventosMZ -Háquanto tempo e que saiu esse álbum?

Hélvio : O “Lua Dela” saiu em Fevereiro deste ano.
EventosMZ -Qual tem sido o impacto?
Hélvio : Bom, estive a fazer uma digressão pela Europa, Portugal e mesmo alguns países dos Palop’s e não tive tempo de promover o álbum (em Moçambique, Angola, etc), + algumas pessoas juntaram-se e decidiram apoiar nesse sentido, fazendo com que as musicas começassem a ser mais ouvidas através de Dj’s, rádios, enfim.

EventosMZ -Já trabalhaste com algum artista moçambicano?
Hélvio : Já trabalhei sim,+ só como produtor.Com o Phill Baby a cerca de 6 ou 7 anos atrás, com o Pedro Mulima (Que não e um artista em alta nos últimos tempos), e com o Swit.Pretendo também fazer dueto com alguns artistas, que não vale a pena nomear de momento, o mais breve possível.

EventosMZ -Conhece bem a nossa musica?O que acha dela?
Hélvio : Acho que esta em bom estado de saúde, boa música, africana, tem essência e raiz. As coisas quando não têm raíz é que morrem cedo.

EventosMZ -Ja pensou alguma vez em gravar algum videoclip aqui em Moçambique?
Hélvio : Já pensei, mas para este álbum, que já saiu há algum tempo, ja me comprometi a gravar vídeos com algumas pessoas em Angola, + a minha próxima composicao terá, certamente, um vídeo gravado em Moçambique também por uma questão de custos, que sai relativamente + em conta no vosso pais, mas mantenho a PROMESSA de que o vídeo sai em Moçambique.

MZ -Perspectivas para 2008?
Hélvio : Tenho um CD acústico (com guitarras, clarinete, contra-baixo, bass) gravado no edifício da RTP em Lisboa onde faço a junção entre os dois álbuns para poder comercializar mais as musicas, apesar de já serem conhecidas, mas também tornar aquelas musicas que não foram muito ouvidas mais conhecidas.Este álbum esta pronto a sair com registo de imagem um DVD (tipo de 3 musicas), que conta também com a promoção da EventosMZ.EventosMZ -Mensagem para os fãs?

Hélvio : Para mim a grande bênção parte dos meus os fãs, o sucesso que tenho tido nestes últimos anos é graças a eles, porque eles é que me dão energia e força para continuar a trabalhar, espero bem que continuem assim a abraçar e apoiar a minha música cada vez com mais força e mando um grande beijo e abraço a todos os fãs.

EventosMZ -Em relação a EventosMZ?
Hélvio : Considero uma iniciativa bastante boa, que deveria ter + apoio e patrocínios, no caso se eu pudesse apoiar ou incentivar em alguma coisa seria neste tipo de projecto como ao vosso.Acho interessante acima de tudo por serem jovens a trabalhar numa iniciativa bastante boa e louvável, muita forca para vocês e que não fiquem por aqui.


Com a devidavenia extraida do www.eventosmz.com (Por lapso havia publicado a entrevista da autoria do site Eventos Mz atribuindo credito a uma fonte infiel. Pelo facto as minha cinseras desculpas aos editores. Aproveitando, endereco-vos os parabens pela iniciativa de uma agenda cultural inteiramente Mocambicana. Saudacoes Bloguistas Caro Carlos Osvaldo)



Sem comentários: