sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sérgio Muiambo, do Tradicional ao Afro-Fusion...


Músico moçambicano, nascido em 1976 na localidade de Zandamela, Distrito de Zavala no Sul da Província de Inhambane.

É guitarrista e vocalista da sua própria banda constituída por 5 elementos, virado para o estilo Afro-Fusion com maior enfoque para as danças nacionais como Makhara, Timbila e Txopo, cantando na sua língua materna, o Chope.


Começou a sua carreira como bailarino de uma dança tradicional local chamada Ngalanga. Em 1993 começou a tocar a sua guitarra artesanal feita a partir de uma lata de azeite.

Depois de se mudar para Maputo em 1993, adquiriu a sua primeira guitarra acústica em 1998, o que catapultou cada vez mais as suas aspirações que seguir a carreira musical. Estas aspirações começaram a se materializar quando em 2000 participou no Programa “Caminho das Estrelas”, tendo se sagrado vencedor.

Em 2004, participou no Projecto Mozbeet com o produtor musical Júlio Silva e outros músico da praça, para em 2005 realizar o seu primeiro concerto à solo no Café Gil Vicente na cidade do Maputo.

Em 2006 e 2007 realizou vários concertos no Núcleo de Arte, Gil Vicente, Teatro Avenida, Festivais de Crianças, entre outros lugares da praça, com destaque para o da celebração do primeiro aniversário da Timbila como Património Mundial da Humanidade realizado em Novembro de 2006.

Recentemente participou como convidado na inauguração da Casa Museu Lemos inaugurado pelo Presidente da República em Homenagem ao malogrado artista plástico Eugénio de Lemos.

Sem comentários: