segunda-feira, 17 de março de 2008

Timbila, patrimonio da humanidade.

O grupo Timbila de Zavala, da província de Inhambane, representou Moçambique no Festival de L’Imaginaire”, que teve lugar de 9 a 24 de Março de 2007 na França, a convite da Maison des Cultures du Monde, uma instituição francesa vocacionada à promoção de manifestações culturais genuínas do mundo inteiro. A partida do grupo foi recebido em audiência pelo Ministro da Educação e Cultura.

O convite para a participação do grupo Timbila de Zavala no evento surgiu na sequência da recente proclamação da Timbila como património da humanidade.


A proclamacao da timbila como obra prima do património oral intangível da humanidade constitui o reconhecimento de uma manifestação cultural autóctone que não é mais pertença somente das comunidades chope ou dos moçambicanos como povo, mas sim de toda humanidade. Foi assim que se pronunciou a Vice-Ministra da Educação e Cultura, Antónia Xavier, ao apresentar o posicionamento do Governo em face do reconhecimento pela UNESCO desta manifestação cultural moçambicana.


Na vila de Quissico, sede distrital de Zavala, Inhambane, teve lugar o festival anual de timbila M’saho, que este ano se dedicou a celebrar a proclamação anunciada em Novembro de 2005 pela UNESCO. António Xavier disse também que o reconhecimento à dança chope já é de todo povo moçambicano.

Também apresentou o cometimento do Governo em empreender acções de preservação do património cultural do país. “O que pesou na selecção (pela UNESCO) desta expressão foi o facto de existirem estudos profundos e em variadas disciplinas sobre a timbila”, disse.


Fonte: Jornal Noticias::





Sem comentários: