quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Salimo Muhamed apresenta «Maghurutchendje»


Maputo (Canal de Moçambique) - Depois do retumbante sucesso do seu espectáculo intitulado «Xingove Xi Dibi Mutchovelo» (“o gato entornou o caldo”), o cantor Salimo Muhamed vai presentear o público da Matola com um concerto denominado «Maghurutchendje». Artista multifacetado e considerado polémico por certos sectores da sociedade, Salimo Muhamed é um dos embondeiros da música ligeira moçambicana. Recentemente, renunciou ao cargo de secretário-geral da «SOMAS- Sociedade Moçambicana de Autores» por alegadas divergências com o director executivo da agremiação, Alfredo Chissano.
Do vasto currículo de Salimo Muhamed conta ter sido mandado para um campo de reeducação nos anos cinzentos da chanceleria de Samora Machel de que também faziam parte os seus sucessores Joaquim Chissano e Armando Guebuza como figuras que o seguiu na hierarquia do Bureaux Político do Comité Central do Partido Frelimo.
Da passagem de Salimo Muhamed pelo campo de reeducação resultou a música «Bilibiza», nome do campo onde o artista esteve detido.

(Celso Manguana)
2007-07-27 08:13:00

Sem comentários: