sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Eyuphuro, a Perola da Ilha de Mocambique

Formado em 1981 e liderado originalmente por Omar Issa e pelo dueto de cantores-compositores Gimo
Remane e Zena Bacar, Eyuphuro (que em língua Macua significa Furacão) sempre se empenhou em
manter os ritmos tradicionais da província de Nampula, sua terra natal, tais como o tufo, namahandga, masepua, djarimane, morro e chakacha, embora também se inspirem em estilos mais cosmopolitas da Ilha de Moçambique, situada a norte do País e ligada por uma ponte de 3,5 Km.
A música de Eyuphuro reflecte o papel da Ilha enquanto ponto de encontro das culturas africana, árabe e latina, desde o Séc. VIII, o que criou uma enorme fusão de influências musicais. Introduziram assim um novo Afropop, rico na guitarra acústica, harmonia vocal e ritmos 12/8 com um distinto swing moçambicano.
Em 1989-91 gravaram "Mama Mosambiki", uma das melhores gravações alguma vez produzidas na região; um álbum que foi um dos primeiros lançamentos da Real World, editora do Peter Gabriel e que contou com tournées na Europa e EUA.
Quase dez anos depois, após uma interrupção na carreira da banda, apresentam "Yellela", colocado em segundo lugar na tabela da World Music em 2001.
Nos anos seguintes os Eyuphuro gravaram novos temas para o álbum "25 anos" e para o álbum "Watana".
No regresso de uma extensa tournée que comemorou os seus 25 anos, a banda convidou o cantor Ali Faque que agora também integra a formação em palco.
A digressão do grupo Eyuphuro (one of Africa's most distinctive bands, Folk Roots) pela Europa, de Junho a Julho de 2006, incluiu 2 shows em Portugal.

O primeiro concerto da digressão teve lugar no dia 8 de Junho no Festival Cineport (FESTIVAL DE CINEMA DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA) em Lagos, Portugal.
Além deste concerto o grupo participou num Seminário no dia 9 de Junho no Salão Nobre dos Paços do Concelho sobre o lema: PARCERIAS PARA A COOPERAÇÃO CULTURAL NO ESPAÇO DA CPLP.

No dia 9 de Julho os Eyuphuro actuaram no AFRICA-FESTIVAL LISBOA, Portugal.
O Africa Festival, é o mais importante festival dedicado apenas à musica Africana em Portugal.
O Festival decorreu no jardim da torre de Belém em Lisboa nos dias 6, 7, 8 e 9 de Julho de 2006. Coube aos Eyuphuro a grande honra de encerrar este magnifico festival com chave de ouro, que já contou no ano passado com a presença de um outro conjunto Moçambicano: Mabulu.


Durante a digressão a Pro Music produziu um DVD, incluindo imagens dos concertos no MONTREUX JAZZ FESTIVAL, no AFRICAFESTIVAL em Portugal e na Ilha de Moçambique, terra natal da "voz de ouro de Moçambique", Zena Bacar.


Eyuphuro no Gil Vicente em Maputo

Sem comentários: