domingo, 23 de dezembro de 2007

Xtaka Zero, Do Rovuma ao Maputo

Jay Pee, N Star e Duas Caras, três nomes sonantes no seio da comunidade Hip Hop moçambicano, vindos de grupos diferentes, decidem unir forças para dar vida ao projecto Xtaka Zero, lançando o álbum de originais (há muito esperado), intitulado Do Rovuma ao Maputo. O álbum já está no mercado há algum tempo e já é um sucesso, tendo como principal single o tema "Timaka ta Chapa". É na minha opinião um álbum decente com produção maioritariamente de N Star e direcção artística de Jay Pee.
O trabalho contém números dançáveis, temas de intervenção social e claro o amor ao Hip Hop portanto no que toca ao conteúdo das letras há variedade, o que é bom para um álbum.
Favoritos: Onde e que lhes dói com a cantora Jenny em que os rappers mostram cada a sua maneira o seu lado romântico, "Txuna-babys" e Pare de reclamar, um tema dedicado aos manos preguiçosos, em que Duas diz: "Esta vai p'ros manos da zona/que choram por job, mas ´tão o tempo inteiro abancados na 'corner'/Jogando batota e fumando cannabis..." .
Hip Hop é aquele tema em que os três contam a sua trajectória no mundo Rap, mas na minha opinião a letra soa muito repetitiva e o beat não é grande coisa e devia ser excluída do album, só serviu para encher.
O meu único beef com estes MC's (aliás com todos rappers) na minha opinião, é o uso excessivo do inglês. Por exemplo em Onde que lhes dói, Duas Caras chuta: "essa gente tem ciúmes de nós/ quando andamos pela TOWN de mãos dadas AND WE LOOK LIKE STARS/ ou porque vivo no BROOKLYN e tu andas no BLUE Benz...
" Eu acho que se quizermos que o nosso Hip Hop chegue às massas temos de parar com a atitude: "Isto é de MCs para MCs". Mas de uma forma geral é um álbum que vale a pena ter...




Sem comentários: