quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Mingas - A Voz de Ouro





Nasceu e vive em Maputo
O seu primeiro CD a solo chama-se Vuka Africa , com 13 temas , dentre os quais contém também registos de temas a quando a sua integracao no Grupo RM, Orquestra Marrabenta Star de Moçambique e Amoya.

O gosto pelo canto começou aos 8 anos de idade, talento este que mais tarde desenvolveu na Igreja Metodista Unida quando integrou o grupo coral. Muito jovem participa em espectáculos organizados para descoberta de novos talentos, o que lhe abriu as portas e consolidou o seu lugar como cantora principal num dos melhores grupos o Hokolókwé com o qual efectuou várias digressoes por Mocambique.

Com o surgimento do projecto Orquestra Marrabenta Star de Moçambique em 1987, Mingas grava em 1988 para a etiqueta 'Piranha' duas faixas, 'Elisa Gomara Saia e 'A Va Sati va Lomu' canções lançadas em 1989 e 1996 respectivamente. É através destes números bastante divulgados pela Rádio Moçambique que Mingas ganha maior audiência nacional. Sua participação na 'Orquestra Marrabenta Star de Moçambique' como uma das cantoras principais foi brindada por digressões que incluiam Portugal, Cabo Verde, França, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca e Suécia.
Ainda em Março de 1988, actua no Concerto 'Child Survival and Development Symposium' em Harare, Zimbwabwe, no mesmo palco com nomes como Miriam Makeba, Harry Belafonte, Hugh Massekela, Paul Simon, Manu Dibangu entre outros.
A integração da Mingas no Grupo RM em 1989 é um marco indelével na sua vida musical, tendo ganho notoriedade e espaço.

PRÉMIOS:

· 2006 - 'Canção do Ano' para a canção Klonipho na parada de sucessos Top-Ngoma 2006
· 1990 - Galardoada com 'Grand Prix Decouvertes 90', em dueto com Chico António e grupo Amoya - CD Cineta, concurso da RFI
· -- Melhor cantora no concurso nacional produzido pela Rádio Moçambique.
· 1989 - 'Melhor canção de para Nweti na parada de sucessos Ngoma Moçambique.

DESTAQUES DA CARREIRA:

Actuação em Brasília no ano de 1989, no espectáculo de encerramento do encontro de jornalistas da CPLP partilhando o mesmo palco com Gilberto Gil e Hermeto Pascoal.

Em 1990 apresentação no New Morning em Paris juntamente com Grupo Amoya. Participação como solista na música de fundo para um documentário intitulado 'The Deeper Image' produzido por Sol de Carvalho e Albie Sachs.
Movida pelo sentimento de solidariedade por questões humanas, Mingas produz em 1994 um espectáculo onde participaram vários grupos musicais incluíndo ela própria para angariação de fundos a favor das vítimas do ciclone Nádia no norte do país.

No final do mesmo ano Miriam Makeba em Moçambique de férias escuta canções da Mingas que a deixaram tão impressionada ao ponto de convida-la a integrar no seu grupo como Backing vocal e com actuacões a solo em digressões pelo mundo fora até 1999 quando Mingas retorna a seu país para dar continuidade a sua carreira a solo.
Em 2001, Mingas é mais uma vez convidada pela Miriam Makeba a actuar juntamente com 12 cantoras, ícones da música sul africana, no espectáculo 'Miriam Makeba Pays Tribute to Dolly Rathebe' no Johannesburg Civic Theatre sob direcção musical de Hugh Masekela.

Dois meses depois é convidada pela PJ Powers a apresentar-se para Nelson Mandela e Graça Machel na inauguração do 'The Mandela Centre of Reconciliation' na reserva privada de Shambala, na África do Sul.

Em Dezembro Mingas apresenta-se em Maputo no Cine teatro África, espectáculo intitulado 'Saudades' coproduzido por Cine África-Mingas,
Participação em Março de 2002 no lançamento do CD Vidas Positivas que inclui uma faixa sua a solo, 'Xini Xiku Kluphaku', projecto HIV pela Medecins Sans Frontier.

Em 2004 actua na gala dos vencedores do 'Top Feminino 2003 - Ngoma Moçambique 2003' concurso de música promovido pela Rádio Moçambique.
Actuação da Mingas na 'Closing Ceremony of the Ten Year Anniversary of Freedom' no Athlone Stadium em Cape Town, África do Sul em 2005.

Em Janeiro de 2006 participa com canções da sua autoria no filme 'O Jardim do Outro Homem', produção da Promarte-Fado Films-Les Filmes de May, direcção do Sol de Carvalho.
Actua nas comemorações dos 25 anos da TVMoçambique. Mingas abre o espectáculo 'Mariza em Moçambique' para a celebração do 31º aniversário da Independência.
Actuação na abertura da semana das celebrações do 50º aniversário da Mulher Sul Africana em Maputo. Particpação no jantar de gala dos Ministros das Finanças Africanos, African - Caucaus em Maputo.

30 de Marco 2007, num gesto solidário Mingas canta no África Bar e com a receita da bilheteira apoia as vitimas do Paiol de Malhazine.
Em Junho de 2007 participa na semana de Mocambique em Porugal, actuando no Casino Estoril e na Praca Monsanto.
Agosto de 2007 participa em Johannesburg no Newtown Woman in Arts Fes

Fonte: http://maosdemocambique.blogspot.com/

1 comentário:

Cida Moura disse...

Mingas,
Ouvi suas canções e pela linguagem universal da música: simplesmente amei!