sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Dama do Bling Manda Sair...





Num verdadeiro show de palavras a Dama do Bling voltou as rádios com mais um Hit, trata-se da música "Sai" e desta feita para calar a boca daqueles que tanto mal falam dela, estamos a citar palavras da artista.

Nos últimos dois anos desde a sua primeira aparição nos palcos da música moçambicana que esta artista extrovertida e irreverente levantou várias vozes, devido a sua maneira de estar em palco. Muita ousadia, erotismo e atrevimento são algumas das suas características.

Ela que é formada em Direito com o grau de Licenciada atribuido pela maior unidade de ensino superior do país a UEM, diz que não está a exercer Direito por opção própria, porque a sua paixão é a música.
Para Dama do Bling ela é diferente dos demais que gostariam de fazer tanta coisa mas não o fazem por preconceitos. As vozes do povo se elevaram quando durante a sua actuação na última semana no programa transmitido pela STV Music Box deixou ficar por fora os contornos da sua feminidade, e uma gravidez patente.

Na sua nova música Dama do Bling questiona: jovem com diploma não pode cantar mas ministro com sexta-classe pode legislar? Pois é, dá que pensar!


Ra, re, ri, ro, rua nudez, Bling!

O escândalo protagonizado por Dama do Bling – apresentar-se de calcinha em palco – ainda perturba o meu juízo e a família que abandonou a sala quando se apercebeu que ela estava (quase) nua em palco. É ainda um pesadelo para a família.

Esta semana decidi propositadamente visitar a família escandalizada pelas peripécias de Bling. Eram 20 horas, hora nobre para as televisões nacionais. O frio transportava consigo ventania que o tornava mais rigoroso e obrigava as famílias a encuralarem-se nas salas. As novelas deram lugar aos serviços noticiosos.

Entrei. Toda a família estava na sala que abandonara há duas semanas, naquela noite de insónia e pesadelo, de arrepio e desgostos. A minha entrada “reeditou”, no meio da família, as imagens da Dama do Bling quando requebrava sem preconceito, dó nem piedade, de bariga já arqueada e bem esticada para baixo, sinal de gravidez. Serviram-me a cadeira e, porque não havia mais cadeiras, tiveram que sacrificar a do filho mais novo da família, o neto do chefe da família. Aceitei e sentei-me.

Depois das saudações, terminavam os serviços noticiosos das televisões nacionais, era altura de discussões sobre que canal tinha melhores programas. Os mais velhos não queriam novelas. Justificavam que eram elas as culpadas da corrente blinguista. E porque quem é chefe manda, os outros nada podiam fazer para contrariar a vontade daqueles. Não havia outra solução senão trocarem de canal à procura dos melhores programas.

Um dos canais dava música. Optaram por ele. “É melhor esse canal aí”, dizia o casal. Não imaginavam a surpresa que os esperava. Para a sua “infelicidade”, deparou-se com Dama do Bling, o famoso “requebra” era a música seguinte. Ainda não se haviam apercebido que era Dama do Bling quando os netos, para o distrair, mudaram rapidamente o canal. O casal berrou contra os netos. “Deixem essas músicas, pá!”. Os netos, indisciplinados, voltaram ao canal de preferência dos avós.

A velha fita os olhos, um, dois, três segundos, admira-se e pergunta: “hi, hi, hi... não é a tal Dama do Bling essa aí? Mudem de canal!”. A Bling blingava. “É só requebra mane, é só remexe mane. É Dama do Bling mane”. O marido, vendo que nenhum dos netos estava disposto a mudar de canal, e porque não estava na posse do “remot control”, gritou “hei, mudem de canal ou desliguem já!”. O casal gritava com os olhos fechados para evitar as imagens de Bling.

Os pais dos seus netos levantaram-se, desligaram o televisor, como castigo à relutância dos filhos por não terem acatado às ordem dos avós, e ordenaram que fossem dormir. Não queriam ver Dama do Bling. E juraram que enquanto estiverem vivos nunca mais assistirão o “clip” de Bling. Bling e aquela família estão de relações cortadas. Tudo fazem para que as músicas dela só apareçam, por ventura, depois das refeições, sob o risco de perderem apetite.

O novo visual de Dama do Bling impõe um desafio não só aos agentes dos músicos, mas aos fazedores da cultura no geral e ao Governo. Urge um código para os músicos como forma de regrar a forma de ser e de estar do músico em palco.

O novo visual de Bling é um atentado ao pudor e, ao que tudo indica, atentado ao pudor é crime. Aliás, Dama do Bling não só atentou ao pudor como também violou os direitos da criança que ainda está no seu ventre. À partida, essa criança não será vista tal como as outras. Infelizmente, as crianças não escolhem as barrigas onde querem ser concebidas. Mais do que respeitar os 20 milhões de moçambicanos, Bling devia olhar, em primeiro lugar, à dignidade dessa criança. Assim não Bling! Corrija o seu comportamento.

Na sua nova música que alguém me enviou via Internet, a Dama do Bling diz “se queres falar mal de mim sai; se queres falar mal de mim vai; se queres falar mal de mim ra, re, ri, ro, rua...”. Eu estou no limite entre o falar bem e o falar mal de Dama do Bling. Haveria, por acaso, de gostar da personalidade de Bling se tal fosse remédio para alguma doença pela simples razão de sobrevivência. Mesmo assim, reservar-me-ia a decisão de tomar o caminho da morte em detrimento desse remédio.

Ra, re, ri, ro, rua blinguismo, atentado ao pudor e nudez em público.
Dama do Bling é conhecida pelo sucesso que faz fruto de uma personalidade com bastante actitude e sensualidade, é formada em Direito com o grau de Licenciada atribuido pela maior unidade de ensino superior de Moçambique a UEM, diz que não está a exercer Direito por opção própria, porque a sua paixão é a música. ela é diferente dos demais que gostariam de fazer tanta coisa mas não o fazem por preconceitos.

Fonte: O País Online 13 de Julho de 2007 Lázaro Mabunda

Recentemente conheceu a outra face da moeda “a critica”. A juiza sentou-se no banco dos réus, diariamente circulava pela internet, rádios, televisão e jornais manifestações de repúdio a sua atitude de ter cantado com gravidez bem patente, num show realizado em meados de Junho. As criticas foram tão intensas que invadiram a sua privacidade e a sentença foi um aborto inesperado, dai o afastamento dos palcos por um tempo determinado.

Num periodo de moral baixa, uma surpresa devolve o ánimo a label “Bang entretenimento”, a nomeação da Dama do bling em 4 categorias do concurso Channel O Video Music Awards, nesta altura os moçambicanos deverão unir-se e votar para a valorização e a internacionalização da sua música, e Dama do Bling é orgulhosamente moçambicana, é tempo para sicratizar feridas e reconhecer que a música é um dos veiculos para a expansão da cultura de um país.

As jovens cantoras Lizha James e Dama do Bling arrecadaram três prémios no concurso musical internacional promovido pela cadeia de televisão sul-africana Channel O, designado "African Music Video Awards 2007". No total, as duas cantoras conquistaram três prémios, sendo um para Lizha James e dois para Dama do Bling.

Lizha James conquistou o prémio de "Melhor Vídeo Feminino da África Austral em R&B", algo que fá-lo pela segunda vez consecutiva, enquanto que Dama do Bling, na sua primeira participação, foi laureada com prémios das categorias de "Melhor Vídeo da Região Austral de África e Melhor Vídeo Feminino".

Neyma Alfredo é outra jovem cantora moçambicana que concorria a prémios, mas não conseguiu arrecadar nenhum prémio.

Na sua quarta edição, o concurso "Africa Music Vídeo Awards" contou com a participação de 12 países do Continente Africano.

Entretanto, importa recordar que a cantora Dama do Bling lançou recentemente o seu mais recente disco de originais, editado pela Olá África, intitulado "Chamadas para Bling". O espectáculo do lançamento do disco teve lugar no Cine-África e contou com a participação de vários músicos convidados, entre os quais Wazimbo e Denny OG.


Fonte: Jornal Noticias






3 comentários:

Anónimo disse...

oi dama do bling,.olha eu gosto muito de ti,adoro suas musicas,amo a sua maneira de vistir.Continua a cantar pk tu es a diva do momento nao importa o que as pessoas falam,siga a sua carreira da maneira q quiseres pk se deres ouvidos as pessoas nao estareias,aqui onde estas hj no topo...por hj e tdo bjs e muitos sucessos da sua adimiradora YARA MARISA AMIEL.Amo te DAMA DO BLING.

Ayllen Muloga disse...

Oy blinguinha... Admiro-te bwe e independentemente do k os outros falam ou pensam nao deixo de admirar-te, parabens pelos premios conquistados polo seu merito propio no MMA... beijinhos docinhos... Ayllen Muloga.

Ayllen Muloga (Queen) disse...

Bling Bling... Sou sua fa.................................................. Te amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo