segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Entrevista com Dino Miranda

Dino Miranda, um filho da casa, artista a residir fora do país, como já havia referenciado no programa Moçambique Canta está de férias, fazendo parte do rol de artistas que a 99FM tem vindo a entrevistar nos seus estúdios.

99FM: Dino Miranda sê bem-vindo ao programa Show da Manhã que acontece todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 6hs às 9hs, nos estúdios da Rádio 99FM que também passa a ser a tua rádio.
Dino Miranda : Caros ouvintes da 99FM e leitores do jornal 9cultura, obrigado desde já por esta oportunidade e dizer que é sempre uma honra fazer parte desta família.


99FM: O que nos trazes na tua bagagem?
D.M : O meu álbum, que foi lançado recentemente num grande show na cidade do Cabo na vizinha África do Sul. Foi um sucesso, é e um prazer trazer este trabalho de volta a casa.

99FM : O teu álbum chama-se Moya wa Kaya. Porquê este título? Por sinal é o teu primeiro álbum...
D.M : Moya wa Kaya, significa ares de casa ou ventos de casa.
Depois de The Single Fatal, venho a trabalhar neste projecto há 10 meses, tendo terminado em Novembro deste ano. Moya wa Kaya, porque este álbum reflecte uma fusão de música moçambicana, ritmos de Moçambique, nao só de Maputo, mas também de diferentes partes do país, aquilo que eu vinha a aprender com grandes músicos moçambicanos, como é o caso do Chico António, toquei muito com ele no projecto Ouzaga, em 1997/98, então eu vinha bebendo ritmos tradicionais do sul, centro e norte de Mocambique. Quando vou para a África do Sul, tive a oportunidade de trabalhar com diferentes músicos sul-africanos, de tocar música sul-africana, (kwela), jazz, música africana, hip hop, rock e outros estilos de música. Esta bagagem toda, o meu background, é mais rock, antes da música tradicional moçambicana ou antes de qualquer outro estilo de música.

99FM : Quando é que entra no mundo da música, quando começa a cantar, e porque este estilo musical, visto que está a estudar música na Universidade de Cape Town?
D.M : Comecei em 1993, com um estilo “da pesada”, rock alternativo. E o meu estilo musical é uma fusão entre tudo o que conheço e aprendi de música do nosso e de outros países, desde o aspecto tradicional ao moderno. Tanto é que o espectáculo no Centro Cultural Franco- Moçambicano, vai ser em dois palcos: um dentro e outro fora, com convidados como os Timbila Muzimba e uma banda de Reggae Music, mesmo para criar uma mistura de ritmos e estilos musicais.

99FM : Dino, fala-nos um bocado das participações que tiveste neste álbum Moya wa Kaya...
D.M : Tive participações de grandes músicos sul-africanos e também de moçambicanos, como, por exemplo, Tony Paco que tocou bateria e percurssão em todo o álbum, tive o Franc Paco, que fez a música Seed, que é a número 1 do CD; o Ivan Mazuze, que o fez o saxofone e flautas; o músico sul-africano, Luck Saville, que fez teclados, pessoal do grupo Yuphuro, que fez percussão para a música 12, que dedico à Donna, minha filha, e mais...

99FM : Como é receber elogios dos fãs em Moçambique?
D.M : É muito especial ter quem percebe o meu conceito musical, saber que temos público que percebe e apoia o meu estilo no nosso país, e repito: é mesmo muito especial..

99FM : Daqui para a frente, que planos?
D.M : Bem, como qualquer músico moçambicano, o meu objectivo é levar a música moçambicana além-fronteiras, viajar bastante, poder trocar impressões com grandes músicos internacionais e poder representar o meu país.
Radio 99FM

Sem comentários: