segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Nampula recorda música de 60/70

A província de Nampula “acordou” este ano para se deliciar com aquilo que foram as música do passado. Para o efeito, criou um movimento sem precedentes da música dos anos 1960 e 70, com particular incidência dos músicos como John Muali, Sungura, Roberto Carlos e Teixeirinha que, naquelas duas décadas, fizeram furor nas casas de pasto um pouco por todo o país. Angoche, Moma, Nacala, Mogovolas, são exemplos desse movimento que tem como nome “O Clube de Veteranos”.

Foi para matar “matar” saudades do passado que se galvanizou esta iniciativa que por sinal foi acolhida com grande entusiasmo pelos “jovens” de cabelos brancos”.

A Escola Nacional de Música completou este 2008, 25 anos de existência. E ao longo desse período houve uma infinidade de realizações a destacar o tradicional concerto do fim de ano. Esta é uma escola que formou entre outros nomes o saxofonista Moreira Chonguiça, Ivan Mazuze, Pedro Murima e Sónia Mocumbi.

Isabel Mabote, directora da escola diz que o desafio da sua instituição é conseguir leccionar o ensino técnico-profissionalizar de nível médio.

Sem comentários: