segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Festival Tufo atingiu objectivos mas ia sendo um verdadeiro fiasco!


EM plena visita de Eliseu Machava, governador provincial, aos distritos de Pemba-Metuge e Macomia, este lembra-se que havia aceite estar presente na inauguração do Festival Provincial de Tufo, que teria lugar dois dias depois na vila autárquica de Mocímboa da Praia.

O seu gabinete, como em muitos aspectos de ordem organizacional e logístico, também desta vez não lhe ajudou e tinha que encontrar uma engenharia que permitisse que não falhasse o prometido.
O governador interrompeu a visita a Macomia para rumar à Mocímboa da Praia, onde não encontrou ninguém mais do seu executivo, para além dos directores provinciais que integravam a sua comitiva às visitas aos distritos retrocitados. Estava lá o chefe do Departamento da Acção Cultural, adstrito à Direcção Provincial de Educação e Cultura, Marcelino N’galilo, para gerir, acompanhar e decidir sobre aquele movimento de massas que envolvia cerca de 600 artistas, idos de quase todos os distritos, com excepção de Nangade e Ibo.

Na abertura, para além dos grupos culturais, que como sabemos vinham dos distritos, nada se poderia equiparar com um festival, pois se tal significa, nas palavras de N’galilo, o envolvido das comunidades locais, neste aspecto havia falhado, porque as pessoas de Mocímboa da Praia não se quiseram fazer presentes àquela manifestação cultural.

O nosso jornal soube mais tarde que a “gazeta” tinha a ver com questões políticas, pois o festival tinha lugar pouco dias depois das eleições autárquicas de 19 de Novembro e a Renamo havia conseguido espalhar a mensagem de que a Frelimo queria aproveitar-se da oportunidade para festejar a sua vitória e entronizar o candidato-eleito.

Marcelino N’galilo, perguntado sobre o grau de envolvimento dos governos distritais na organização dos festivais que se realizam em Cabo Delgado, disse ser pouco expressivo, se bem que “os distritos, parece não sentirem que também é sua responsabilidade organizar os seus grupos para melhor prestação no festival, parece entenderem que a tarefa é exclusiva da Direcção Provincial, por isso alguns problemas logísticos enfrentados aqui deveriam ser minimizados com o envolvimento sério dos distritos”.

OBJECTIVO CUMPRIDO
Por outro lado, os festivais decorrem sem prejuízo do normal decurso das outras actividades, sendo provavelmente por isso que as condições logísticas dos artistas não chegam a corresponder ao tamanho do que se quer com a manifestação cultural. Alojamento e alimentação foram muito criticados pelos actores principais do evento.

Em termos de objectivo, N’galilo diz que tudo correu como estava previsto, se bem que nesta edição participaram mais dois distritos, tradicionalmente não praticantes do tufo, nomeadamente Mueda e Muidumbe, distritos do planalto dos macondes, onde a dança predominante e mais representativa é o mapiko.

Deste modo, estiveram representados em Mocímboa da Praia todos os distritos, com a excepção de Nangade e Ibo.
Perguntámos ao nosso entrevistado se na verdade tal se devia ao facto de nestes dois distritos não se praticar o Tufo ou se era resultado da falta de trabalho de investigação por parte dos técnicos ligados à cultura na província.
“Nangade não pratica a dança tufo, Ibo, contra todas as aparências, também não. É verdade que a Ilha do Ibo, pela sua cultura, localização e tendo sofrido das mesmas influências culturais que as outras regiões do país que têm no tufo a sua dança mais apetecida, a verdade porém é que ali praticam mais a damba, o siquiri e maulide. O tufo, não”.

O Festival de Tufo realiza-se no âmbito da promoção das principais manifestações culturais que a província de Cabo Delgado tem e que caracterizam os diferentes grupos etno-linguísticos nela existentes, priorizando as de maior impacto social e que proporcionam uma identidade singular da província com o resto do país e visa reactivar a sua prática expansiva, com o objectivo de defendê-las face à possibilidade de se extinguirem com a actual fase histórica da globalização.

A primeira edição teve lugar em 2007, na vila de Macomia, antecedida das fases de localidade, posto administrativo e de distrito. Tinha sido concebido para competitivo, para o que haviam sido apurados os grupos Ali Hassanate do bairro de Ingonane, cidade de Pemba, Ali Hassanate, da vila de Mocimboa da Praia e em terceiro lugar o grupo do distrito anfitrião.

Nessa edição haviam participado 18 grupos com um total de 517 artistas, provenientes dos distritos, execeptuando Nangade, Mueda e Muidumbe e para a segunda edição partriciparam mais dois grupos e como estes festivais têm lugar alternadamente com o de mapiko, no próximo ano não haverá tufo, mas sim o de mapiko, que vai ser acolhido pelo distrito de Montepuez.

Pedro Nacuo

Sem comentários: