segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bonga considera importante atribuição da pensão de reforma aos artistas nacionais


Luanda - O artista angolano Barceló de Carvalho "Bonga" considerou, nesta quarta-feira, (20/08/2008) em Luanda, oportuno e importante para o bem-estar dos criadores nacionais, a iniciativa do Governo angolano em atribuir pensões de reforma a todos os artistas com mais de 35 anos de carreira ou 65 anos de idade.

Em entrevista à Angop, Bonga avança ser valioso e ter surgido em boa hora o facto do Governo ter-se decidido pela prestação deste apoio aos artistas que muito deram e muito têm a dar pelo desenvolvimento e divulgação da cultura, em geral, e da música em particular.

"Deve-se reconhecer que, com esta iniciativa, o Governo angolano, mostra que tem todo o interesse em ajudar no bem-estar dos criadores que ao longo destes anos deram e continuam a dar o seu melhor em prol de Angola e da cultura nacional", disse.

Se o Governo nada fazer por eles, adianta o entrevistado, então estarão perdidos, pois são trabalhadores por conta própria e sem muitos meios de sobrevivência. "O governo lembrou-se deles e ainda bem, porque todos, de uma forma, deram o seu contributo pela independência e afirmação da bandeira nacional", afirmou.

O Governo angolano, através de um protocolo entre o Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess) e a União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac), passa a partir do mês de Setembro a atribuir uma pensão e reforma aos criadores nacionais no valor equivalente em Kwanzas a 600 dólares.

Numa primeira fase, a Unac conseguiu enquadrar 101 criadores, todos eles filiados da instituição.
Angop 21-08-2008

Sem comentários: