segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Entrevista com Izlo



Antes do lançamento, o cantor entabulou uma conversa com Sérgio Faife, no programa 9Loukura, de que temos um excerto. Izlo fala das suas canções, da sua carreira e dos dramas populares que o inspiram a cantar e do facto de não ter receio de ser ostracizado ou perseguido por aqueles a quem as suas mensagens não agradam e considera não tem medo daqueles a “quem a carapuça serve”
99fm: lançaste um vídeo recentemente, que esta a rolar nas televisões, qual e o feedback, o que as pessoas normalmente dizem

Izlo: Em relação musica “frente a frente”, o vídeo já esta nas televisões a mais ou menos uma semana. Comecei a receber o feedback no blogue da minha editora (www.cotonete.moz.blogspot) e as pessoas tem deixado lã mensagens, sinto que esta a crescer cada vez mais e creio que daqui para frente e só trabalhar cada vez mais e honrar este prazer que as pessoas estão a me proporcionar, honrar este feedback, trabalhar mais com mais cuidado para que não decepcione os meus fas, aqueles que gostam de mim.

99fm: E a primeira vez que fazes uma música deste género, com este tipo de mensagem?
Izlo: Esta é a primeira musica minha que sai, deste género, na verdade há muito tempo, só que, por questões estratégicas a cotonete optou por não a lançar na altura em que a foi gravada, porque estávamos com o Azagaia em voga.
O colectivo achou que seria estrategicamente errado lançar outro artista na mesma leva com a mesma linhagem. Então concordamos que eu deveria esperar um pouco. Fiquei a respirar fundo durante este tempo todo, mas não desisti de entrar na luta, não desisti de mostrar o meu pensamento, porque afinal de contas o que se sente o que se pensa quando se acha que e coerente deve ser feito, então esperei esse tempo.

O meu vídeo era esperado desde Novembro do ano passado, o single também estava agendado para o final do ano passado, para dizer que de lã ate aqui que o frente a frente esta pronto.

Mas, tenho outras musicas, já posso fazer a promessa porque já tenho tudo pronto. No dia 25 de Setembro vou lançar uma outra musica, preparem-se porque vou lançar só no blogue da cotonete. Isto digo aqui em primeira mão, fica aqui a promessa, 25 de Setembro, no dia do inicio da luta de libertação eu vou dizer “a luta continua”.

99fm: Fale–nos do single e das outras musicas?
Izlo:A musica chama-se “Hei–de estar contigo”, toda a gente diz que ela merece um vídeo. Actualmente a musica esta com quase 5 mil downloads no site, uma musica que toda a gente gosta, vou realmente fazer muito esforço para que o vídeo desta musica saia, ela marcou–me muito e toda a gente gosta. Escrevi a musica depois que encontrei alguém que me disse que “hei-de estar contigo”. Um dia alguém mandou uma mensagem a dizer que estava com o astral baixo e quando ouviu a musica na rádio a moral levantou, porque a mensagem da musica e natural, alegre e simples. Eu gosto muito dessa musica.

A musica “frente-a-frente” tem uma mensagem forte e talvez alguém não a goste.
Não ao silencio e segue a frente e para as pessoas não se intimidarem e continuarem a fazer as suas coisas normalmente para avançarem.

A outra e “dinheiro do povo”. Fiquei revoltado devido ao escândalo do INSS, dos 9 milhões dólares, isto depois do escândalo que houve no ministério do interior que ate hoje não sabemos quem levou a mola, então inspirou-me a fazer musica. As pessoas quando a ouvirem vão perceber o que estou a tentar dizer na musica. O meu recado não vai só para as pessoas, vai também para o governo porque este precisa ouvir os recados sobre os erros que anda a cometer para que os possa corrigir.

99fm: Não tens medo, já começaste a receber ameaças como aconteceu com o Azagaia.
Como e que esta a tua vida, mudou?


Izlo: Bom, a minha vida não mudou, continuo a acordar todos dias a ir trabalho, a escola, aos ensaios, a fazer musica da mesma maneira, não tenho medo, eu acho que... nos crescemos a ser educados para termos medo de alguma coisa. Eu gosto de questionar tudo e por acaso uma das minhas canções e que as pessoas gostam e a “não há que ter medo”. Bom, eu não sinto o medo, tenho a consciência de que, se calhar, isso possa trazer uma e outra consequência, boa ou ma, para mim, mas eu acho que quando a coerência nos manda fazer alguma coisa alguém tem que fazer, não há consequência mais dolorosa do que viveres frustrado todos os dias porque não és aquilo que queres ser, porque não fazes aquilo que queres fazer, não vives da maneira que queres viver, o que adiantaria eu ficar aqui todo a tremer, viver uma vida conveniente mas infeliz, acho que no dia que eu pudesse tocar a morte ia dizer epa ouve–lá eu agora estou com medo de morrer porque não vive a vida que eu quis, todo o tempo tive medo de viver, não há que ter medo e só seguir em frente.

Fonte: 99fm


Sem comentários: