segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Dia de Djuba pretexto para lançar talentos

Dentro de dias o posto administrativo de Djuba, na Matola-Rio, assinala o seu dia. E para festejar a efeméride - 17 de Agosto - está agendada uma programação musical tendo como promotor o cantor Ozias Langa, que fará desfilar ao palco jovens talentos enquadrados no seu projecto “Lançamento de Talentos de Langa Stúdios”.

São artistas jovens que procuram um enquadramento dentro do panorama musical a nível da província do Maputo.

Esta informação foi dada ontem ao nosso Jornal por Ozias Langa, que na ocasião irá cantar temas que o popularizaram na década oitenta, com o destaque para “Sala mamana”, e “Xhilhangue”. O cantor vai ainda brindar, caso haja tempo suficiente, para cantar algumas das suas últimas criações, que constam do CD “Mamana Niekete”, editado pela Vidisco.

Falando da lista dos músicos que irão desfilar nessa data, apontou os nomes de Vicente, Antoninho, Marcos Sitoe, Butxa, Gipf Víctor Mondlane. São jovens que cantam mensagens e conteúdos educativos assentes na marrabenta e hip-hop.

A ideia é proporcionar uma maior visibilidade as obras dos pequenos cantores que não tem tido a oportunidade de exporem o produto da sua criação.
Entretanto, a festa de Djuba, como não podia deixar de ser, terá no seu leque de propostas alguns momentos de música tradicional: o Xigubo e a Timbila, pertencentes ao projecto de novos talentos da Langa Studio”.

Na óptica de Ozias Langa, este tipo de iniciativa com os jovens talentos permite a que eles sintam motivação para a continuarem a trabalhar cada vez mais, sabido que hoje os produtores e realizadores de espectáculos não apostam em artistas anónimos.
“Este projecto oferece uma oportunidade para que estes jovens descubram as suas potencialidades e, por outro lado, aprendam as dicas de como se portar no palco perante o público”, anotou a fonte.

A ser já desenvolvido há aproximadamente dois anos, conta com os apoios da MOZAL, através da Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade.
Sobre as expectativas para este projecto, aquele promotor está optimista em que a festa terá aderência dos populares, por se tratar da data de celebração do seu posto administrativo”.
Entretanto, segundo a fonte, depois da festa de Djuba, a 17 de Agosto, o projecto “Langa Studios” regressa àquele posto administrativo a 23 do corrente, tendo como palco a Escola Secundária Nelson Mandela. E tal como no primeiro caso, também esta programação para a sua efectivação contará com os apoios da MOZAL.

Recordar que Ozias Langa, já levou o seu projecto de novos talentos aos bairros da “Machava”, “Nkobe”, “Patrice Lumumba”, “Machava-sede”, “Trevo”, entre outros.

Fonte: Jornal Notícias

Sem comentários: