segunda-feira, 7 de julho de 2008

V FESTIVAL NACIONAL DE CULTURA (3)

Depois do sucesso conseguido na fase provincial, os representantes de Sofala ao V Festival Nacional de Cultura, agendado para entre 11 e 18 de Julho, na cidade da Xai-Xai, já estão a afinar as suas máquinas para conseguirem uma boa prestação naquela que será a maior festa cultural do nosso pais. Para tal, nos próximos dias todos os apurados daquela província do centro do país juntar- se-ão na cidade da Beira para, durante uma semana, fazerem os últimos acertos dos espectáculos que irão apresentar na capital de Gaza.
Contactado pela nossa delegação da Beira, o chefe do grupo de utse da Munhava-Matope, Ramim Manuel Senda, afiançou que o seu conjunto já começou a efectuar alguns arranjos para melhorar a sua prestação na derradeira fase do Festoval que arrancou nos princípios do ano com as fases distritais e está agora a rodar as suas etapas provinciais.Criado em 1992, o grupo de utse da Munhava Matope espera fazer da derradeira fase do festival um verdadeiro momento de festa. “Vamos brilhar em Xai-Xai”, anteviu, tendo referido mais adiante que queria reeditar o sucesso efectuado em Maputo aquando da realização da Cimeira da União Africana, em 2003.

Reconheceu, no entanto, que existem um pouco por todo o país muitos grupos fortes e capazes de fazer face ao conjunto da Munhava Matope. Mas, para ele, o mais importante é fazer do evento um momento de promoção da unidade nacional e trazer à ribalta o potencial cultural existente em Sofala e no país como um todo.O mesmo sentimento foi expresso pelo director artístico do grupo teatral Haya- Haya, Lúcio Chiteve. Este artista disse que a sua “turma” vai novamente exibir a peça “Cabra Cega”, que garantiu a sua transição à fase nacional. Para tal, o conjunto já iniciou com os preparativos para, igualmente, reeditar o sucesso efectuado com este trabalho no penúltimo Festival D’Agosto, em Maputo.

“Recebemos algumas críticas de alguns espectadores na fase provincial. Por isso, estamos a fazer algumas emendas para melhorara a nossa prestação em Xai-Xai”, referiu.“Cabra Cega” já fez também muito sucesso em muitos eventos promovidos em Sofala. É uma peça que trás à ribalta o lado negativo dalguns ritos de purificação de viúvas feitos um pouco por todo o país, com destaque para as regiões centro e sul.Com efeito, Chiteve considera oportuno a sua exibição na derradeira fase do V Festival de Cultura, o que poderá contribuir de alguma forma na redução destes fenómenos. Acredita que o facto de estarem presentes em Xai-Xai compatriotas (artistas, dirigentes e espectadores) de todas as províncias do país deve ser encarado como uma oportunidade de ouro para fazer passar a sua mensagem.

JÚLIA DUARTE OPTIMISTA
A jovem cantora Júlia Duarte é uma das representantes de Sofala na área musical para a fase final do V Festival Nacional de Cultura. Ela afirma-se optimista quanto a sua evolução dos artistas da sua província na festa de Xai-Xai e assegura estar a trabalhar para ocupar lugares cimeiros no fase nacional.“Matequera” e “Mukaze Wa Kuipa N’tima” são algumas as composições que Duarte vai levar à festa de Xai-Xai. Para tal, com ajuda do seu grupo, Vila Nova, a jovem cantora tem nos últimos dias trabalhado no duro para levantar bem alto o nome de Sofala na capital provincial de Gaza. O mesmo está acontecer com todos os representes de Sofala noutras categorias, nomeadamente Varimba de Marromeu, Guerure do Búzi, Maphadza de Gorongosa e Magia de Marromeu, entre outros apurados para a fase nacional do evento.

Contudo, o chefe do Departamento de Acção Cultural na Direcção Provincial de Cultura em Sofala, Domingos Zacarias, apontou que o seu sector já está a trabalhar para que dentro de dias, na Beira, arranque o ensaio conjunto dos apurados para a derradeira fase do V Festival Nacional de Cultura.“Teremos uma semana de preparação conjunta para harmonizar a nossa exibição, que terá a duração de 45 minutos para todas as expressões artísticas, com excepção do teatro.
Para tal, os grupos serão restruturados porque são numerosos e ao todo precisamos de 65 artistas. Zacarias acredita que os representantes de Sofala no V Festival Nacional de Cultura poderão fazer muito sucesso em Xai-Xai. Referiu, no entanto, que o mais importante não é ocupar lugares cimeiros, mas promover a moçambicanidade e o vasto mosaico cultural existente no nosso pais.

EDUARDO SIXPENCE

Sem comentários: