segunda-feira, 23 de junho de 2008

Zambézia com 12 grupos


A província da Zambézia far-se-á representar em Xai-Xai com doze grupos culturais no V Festival Nacional de Cultura. Estes grupos, de várias especialidades, foram eleitos no culminar da decisiva fase provincial do evento que decorreu de sexta-feira a domingo na sede distrital de Morrumbala, onde estiveram presentes mais de 600 participantes de todos os distritos e exibiram o melhor do que têm na cultura.

Assim, o júri escolheu para a especialidade da dança os grupos Kaluto de Morrumbala, Niketche de Alto Molócuè, Dança das Cobras de Namarrói e Nhambaro de Quelimane.
No teatro as honras do festival foram para o grupo Adjacoop de Mocuba, na música ligeira os felizardos são os Todulos de Quelimane e um artista da Maganja da Costa. Na música tradicional foram seleccionados John Dias, do Ile, Chibabane, de Gurué.
Digite aqui o resumo do post


Também foram seleccionados o jovem declamador Raimundo Agostinho, de Quelimane, Felismina Rosa, de Mocuba, para representar a gastronomia da província.
Ficou por determinar quem será o artista plástico que traçará o mapa da Zambézia em Xai-Xai, pois as peças enviadas pelos vários artistas estão a ser ainda avaliadas.

Entretanto, a Secretaria Permanente da Zambézia, Albertina Tivane, que presidiu as cerimónias de encerramento da fase provincial, atribuiu responsabilidades acrescidas aos grupos seleccionados para tudo fazerem como embaixadores da cultura zambeziana.
Apelou para a necessidade dos grupos “olearem” a máquina na preparação por forma que a província mostre ao país o seu manancial sócio-cultural e constem das maiores referências no panorama cultural nacional.
“A fase provincial foi um sucesso porque os artistas partilharam as melhores coisas que sabem fazer. Devemos aproveitar este entusiasmo para reforçar a nossa capacidade de fazer melhor e que na fase nacional logremos melhores resultados”, disse a governante, para quem é preciso exibir com mestria a identidade cultural da Zambézia.

A directora provincial da Educação e Cultura, Lina Portugal, disse no final do festival que os distritos tem um grande desafio nos próximos tempos de promover e celebrar os valores artísticos e culturais através da promoção de intercâmbios locais para estimular o aparecimento de talentosos. Explicou que o festival, para além da convergência cultural que criou ele proporcionou uma oportunidade de troca de experiência e que o sector que dirige continuará a investir para o pais continuar a crescer do ponto de vista cultural.
Digite aqui o resto do post

Sem comentários: