segunda-feira, 9 de junho de 2008

Fazer de Xai-Xai o epicentro da cultura nacional


V FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA: JÁ estão em curso as fases provinciais do V Festival Nacional da Cultura, que terá lugar em Julho na capital provincial de Gaza. Os responsáveis nacionais pelo evento, que englobará todas as modalidades culturais que caracterizam Moçambique e os moçambicanos de norte a sul, pretendem que este festival seja a expressão máxima da moçambicanidade, sendo por isso que procuram que cada uma das onze províncias do país, incluindo a cidade de Maputo, esteja condignamente representada na etapa que terá lugar em Xai-Xai.

Gaza ganhou o mérito de acolher a fase final do V Festival Nacional de Cultura na sua capital, pelo que se deve concentrar a fundo na criação de condições para que as delegações dos outros pontos do país encontrem naquela cidade condições à altura de uma celebração como esta. Porque para além de preparar-se para uma realização de tamanha grandeza do ponto de vista de artes e cultura ela deve ocupar-se que questões logísticas, que constituem um verdadeiro desafio às capacidades locais, Gaza teve que realizar mais cedo as suas fases distritais e provinciais.
A província e cidade de Maputo, Manica, Zambézia e Niassa realizaram as fases provinciais no fim-de-semana, tendo já apurado os seus representantes à festa de Xai-Xai.
No próximo fim-de-semana cabe a vez a Inhambane, Sofala, Tete e Nampula, para no seguinte se seguir a província de Nampula.



A institucionalização dos festivais nacionais de cultura, que têm uma periodicidade bienal, visa, entre outros objectivos, promover as especificidades culturais locais e regionais do intercâmbio e do turismo cultural, estimular o estudo e a divulgação do património cultural moçambicano bem como incrementar o desenvolvimento da criatividade artística e das indústrias culturais.
Estes festivais passam a ser multidisciplinares, isto é, congregam todas (ou a maior parte) as expressões artísticas nacionais, agrupadas em três componentes: artes cénicas (teatro, música, dança, canção), artes visuais (artes plásticas, artesanato e fotografia) e feiras (do Livro e disco, Vídeo-documentário e Longa-metragem, Gastronomia e moda).

Infra-estruturas continuam um desafio
Do ponto de vista organizativo, as infra-estruturas constituem um dos grandes desafios para a capital provincial de Gaza, visando acolher cerca de duas mil pessoas, entre artistas, convidados, dirigentes e técnicos de todas as províncias. Não se contemplam nesta estimativa, as pessoas interessadas do país e do mundo, que acorrerão à Xai-Xai para presenciar o festival. Para o efeito, estão mobilizadas todas as infra-estruturas escolares (internatos), indústria hoteleira e similares, bem como os privados que possuem residências disponíveis ou espaços para acomodação, dentro e fora da cidade de Xai-Xai.

Na sexta-feira, deverão ser entregues pelo empreiteiro as obras do futuro Centro Cultural de Xai-Xai, cujo edifício servirá de centro logístico e administrativo do festival. O mesmo se espera quanto ao antigo Salão de festas do Clube de Gaza, que acolherá as exposições de arte e artesanato, bem como algumas actuações de artistas do teatro.
Para as cerimónias de abertura e encerramento, que se pretende sejam memoráveis, decorrem, há meses, os ensaios, envolvendo centenas de artistas e alunos de Xai-Xai, sob a orientação de Maria Luísa Mugalela e Mussa Tembe, do Gabinete Central do V Festival Nacional de Cultura, cujo trabalho é monitorado e continuado diariamente por dezenas de professores locais.

Para o fornecimento de vários serviços e equipamentos, o Ministério da Educação e Cultura já procedeu a adjudicação, pós concurso, para o fornecimento de: equipamento de som e luz, materiais de limpeza e higiene, alimentação, cartazes, transporte, alojamento, e prémios – medalhas, troféus.
Por outro lado, continua a campanha de angariação de apoios e parcerias para fazer face aos custos deste grandioso programa nacional.

Sem comentários: