quinta-feira, 8 de maio de 2008

Musica e Artes plásticas na Bolsa de Turismo



VII BOLSA de Turismo que Maputo acolhe de 15 a 18 do corrente apresenta uma componente de artes plásticas cuja participação será assinada por Victor Sousa, Muando, Xerinda, Mario Tike, Kheto Lualuali, Ndlozy e Neto.

A mostra exposição segundo os organizadores- Associação Mozolua- visa reforçar o valor e a importância da cultura, em particular das artes plásticas, para o turismo, pois, este não se limita só e somente aos parques nacionais e parais mas também a factores históricos e culturais. E conciliação destas áreas pode melhorar cada vez mais o nível de turismo nacional elevando-o aos padrões internacionais.
Com efeito, a Associação Mozlua promove a cultura do país como base fundamental que identifica os povos e as suas nações e pretende também trabalhar junto com instituições ligadas ao turismo e não só, para que ela desempenhe um papel preponderante na elevação e dignificação do país.

LISBOA-MAPUTO-BELIM COM MÚSICA PARA O MUNDO
Depois do sucesso do projecto “Lisboa-Maputo-Berlim”, organizado pelo ( ICMA) no ano passado, eis que novamente é reatado, estando em vista um concerto a 17 do corrente intitulado “Música para o mundo” em que tomaram parte músicos de Moçambique, Portugal, Alemanha e Guine-Bissau”.
De Moçambique estão convidados Orlando da Conceição, Lídia Maté, Chico António, Tinoca Zimba.
Lisboa-Maputo-Berlim é um projecto musical afro-europeu. Este projecto foi apresentado pela primeira vez no ambito do Fórum Internacional sobre Imigração.


MAPUTO E MATOLA ACOLHEM CICLO DE CINEMA EUROPEU
“O Reverso da Medalha” é o titulo de um filme finlandês legendado a ser visto hoje no Centro Cultural Franco Moçambicano em Maputo. A projecção do filme enquadra-se no 7º ciclo de cinema europeu que arrancou ontem no mesmo local.
Realizado por Mika Ripatti, a película com 98 minutos fala de Katri e o Janne são jovens, bonitos e ricos. Estes jovens de trinta e tal anos e com nível académico superior vivem num bairro prestigioso e convivem com os seus pares. Os seus amigos gostam de viagens extremas. Eles querem estar um passo à frente dos outros e procuram experiências derradeiras. Já faz algum tempo que Katri e Janne não tem feito nada juntos. Eles embarcam numa aventura que nenhum dos seus amigos alguma vez viveu.
Durante perto de duas semanas, os cinéfilos de Maputo e da Matola terão a oportunidade de ver outras propostas cinematográficas, casos de “O Último Rei da Escócia”, “A música e o Silêncio”, “Klimt”, “La caja 507”, “O último Beijo”, “Zwartboek”, “Pequeno Almoço em Pluto”, “Víbora ao Punho” entre outros.

MAGID MUSSÁ COM REGGAE
Eis uma oportunidade para o público rever um dos ídolos mais idolatrados da década 90: Magid Mussá, cantor que com o seu reggae, assinou o seu nome na lista das preferencias musicais da praça. Com efeito, este cantor actua sexta-feira acompanhado pela banda Xitende, agrupamento-residente do espaço musical “Xima” que se tornou num ponto de encontro dos homens da cultura e da música em particular.
Por seu turno, o jovem Kaliza dos Mozpipa actuando à solo junta os seus amigos no mesmo espaço para uma noite de “batidas” de zouk, marrabenta passada e outros géneros fundidos entre si.

DOIS “PLÁSTICOS” EXIBEM TELAS NA AMF
Está patente desde ontem até 16 de Maio uma exposição colectiva de pintura e desenho dos artistas Nhackotou e Momed Aly.
A mostra intitulada Signo I é a primeira de uma série que a dupla se propõe a oferecer aos seus admiradores nas próximas temporadas. Este tipo de projecto pretende-se que os artistas mostrem as suas últimas criações nas modalidades que apostam, nomeadamente, desenho e pintura.

Terça-Feira, 6 de Maio de 2008:: Notícias


Sem comentários: