segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sobre Painel Sonoro

Nunca pensei escrever um artigo para o blog, pois não sou bom nessas cenas, principalmente um artigo sobre isto, mas não me restam alternativas. Há alguns tempos atrás (por ai 2 meses) conheci um admirador da 911 que pediu que eu confirmasse certas coisas acerca do Paiol Sonoro, enfim nem me ralei com isso (não me custava nada), mas um dos esclarecimentos que ele me pediu, fez-me sorrir e ao mesmo tempo dei-me conta que há muitas cenas que se dizem por ai acerca do Paiol Sonoro (algumas verdades e outras mentiras), a sua pergunta foi o seguinte: ‘‘ouvi dizer que vocês usam o mesmo material que jaydee usava quando era vivo, é verdade? …’’

E eu não me contive e simplesmente lhe respondi: ‘‘quem me dera ter um MPC, nem imaginas…’’

Mas enfim deixe-me esclarecer algumas coisas aqui para toda a gente que aprecia o que a gente faz e tem feito, ou de um ou de outro modo as cenas lhe tocam (os beats e as rimas), aqui vai alguns esclarecimentos: O Paiol Sonoro é constituído por 4 elementos que são: FreeYaMind (Luís. F. Luo) estudante de Engenharia Electrónica na UEM, NeuroToxina (Santos de Abrantes L. Francisco) estudante de Engenharia Mecânica na UEM, AlJazZ (Samuel Lazaro) estudante de Informática e Gestão no Universidade Politécnica, e Twin Classic (Ercílio Muchanga) estudante do ultimo ano do Ensino Pré-Universitario na Escola Secundaria Francisco Manyanga.

O Paiol Sonoro usa para as suas produções as seguintes ferramentas: FL Studio, Adobe Audition, Nuendo, Sonar, WaveLab, e actualmente Cakewalk Studio Instruments e ReCycle. Sendo FL Studio, Adobe Audition e Sonar as principais armas de produção, e ainda algumas ferramentas extras como CamelPhat, Absynth 3, Sonic Destructor e outros mais.


E outra curiosidade é que dos 4 produtores só NeuroToxina é que exerce também o papel de emcee.Quantos aos kicks, snares, hihats e basses como dar a power e o groove que o Paiol Sonoro dá? Isso em breve não será mais problema, pois estou para colocar um artigo aqui no blog sobre isso, acerca de como obter drums semelhantes a Pete Rock, DJ Premier, 9th Wonder, Large Professor, e D.I.T.C., é só aguardar que estou traduzindo o artigo para Português no sentido de facilitar a compressão de todos, por favor me dêem só algum tempo.

Por acasiao da passagem da semana da mulher mocambicana faca um passeio sonoro com este grupo num beat tape de instrumentais que podem ser adequiridas pelo endereco paiolsonoro911@gmail.com.

Sem comentários: