sexta-feira, 14 de março de 2008

Andre Cabaco, tem novo album.


André Cabaço é natural de Maputo, capital de Moçambique, e desde que se radicou em Lisboa tem sido o representante da sua terra natal em muitos e diversos projectos musicais desenvolvidos em Portugal. Mas é principalmente como compositor que se destaca a carreira musical de André Cabaço. A pesquisa de ritmos, canções, técnicas de execução de instrumentos musicais tradicionais de Moçambique faz com que André seja capaz de incluir no seu repertório, temas inspirados nas diversas tradições dos diferentes grupos étnicos existentes no país.

André Cabaço é autor de vários trabalhos musicais, tendo também musicado peças teatrais.
Após a sua participação em dois álbuns anteriores “Xipapa-Pala” e “Bassopa”, “ A punga ni nhama” é o último álbum de André Cabaço.
Na sua música, André Cabaço tem a preocupação de buscar o diálogo/aliança entre tradição e contemporaneidade de instrumentos, ritmos e melodias de Moçambique.

Dando continuidade ao trabalho que fazia em Moçambique no domínio da música popular, permite-se também incorrer por outros estilos musicais como o funk, jazz ou house. Indubitalvemente um dos mais representativos artistas da música actual de Moçambique, deu o seu contributo a projectos musicais e espectáculos como“Saudades”, ao lado de Vitorino, Janita Salomé e Filipa Pais, “Sons da Fala” ao lado de outros músicos dos PALOP e Brasil (Filipe Mukenga, Juca, Guto Pires, Tito Paris, Madeira) e de Portugal (Sérgio Godinho, Vitorino e Janita Salomé), “Sons da Lusofonia” sob direcção de Carlos Martins ou no projecto discográfico luso-galego “Cantar com Xabarin” com a música “Variña Máxica”, de sua autoria.

Ao lado de músicos portugueses e naturais dos países de expressão portuguesa, participou em vários projectos ao lado de artistas como nos projectos "Sons da Fala" e "Sons da Lusofonia" como representante de Moçambique.




Sem comentários: